Piscina do campus foi reinaugurada

Estudantes experimentaram o novo equipamento acompanhados pela equipe da Seção de Práticas Esportivas (crédito: Gerhard Waller)

Uma cerimônia ocorrida na última quinta-feira, 07/03, na Seção de Práticas Esportivas, reuniu dirigentes, funcionários e estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e marcou a reinauguração da piscina do campus Luiz de Queiroz. Após quase uma década de interdição, as obras da nova piscina foram finalizadas e a equipe de natação da Esalq voltará a treinar em suas dependências.

O projeto atual foi desenvolvido pelo arquiteto Kako Braga e contemplou reforma da piscina, da casa de bombas e automatização do sistema de limpeza. A piscina atende às normas técnicas de acessibilidade, sem perder as características de aprendizagem e competição e a implantação do projeto teve acompanhamento e apoio das equipes de engenharia, administrativa, de atendimento à comunidade e práticas esportivas da Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz (PUSP-LQ) e da diretoria da Esalq.

“A reinauguração da piscina tem uma importância gigantesca, ainda mais no período atual em que vivemos, caracterizado pelo estresse e pela falta de alternativas de lazer. Assim o esporte tem sido encarado por todos aqui no campus como uma alternativa nesse sentido”, declarou o prefeito do campus, professor Roberto de Arruda Sousa Lima.

Além dos benefícios à saúde, o vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, lembrou da importância histórica que a piscina semi-olímpica tem para a comunidade estudantil. “O ato de hoje tem um valor histórico, são 50 anos da primeira inauguração e temos muita tradição nas competições que disputamos. Além disso é um equipamento que propicia lazer, socialização e integração com comunidade”.

O estudante Paulo Veldt de Wit era um dos mais animados durante a reinauguração e chegou preparado para saltar na água. “Trouxe meus equipamentos, estou com o exame médico em dia e espero já poder experimentar hoje mesmo”, declarou o jovem, que compete pela equipe de natação da Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz (AAALQ) nas provas de 50 borboleta e 50 costas.

Antes mesmo da entrega da nova piscina, a AAALQ já registrava aumento da procura por estudantes interessados em integrar a equipe de natação. “Durante o tempo em que a piscina esteve fechada, os estudantes tinham que procurar piscinas públicas ou particulares e treinavam sozinhos. Agora com a possibilidade de treinarmos juntos creio que o rendimento da AAALQ será ainda melhor. Nossa equipe tem 20 membros e muitos ingressantes estão nos procurando para fazer parte também”, declarou o presidente da Atlética, Ayrton Araujo Soares.

Durante a cerimônia, a prefeitura do campus prestou homenagens ao professor Fernando Seixas, prefeito do campus no período 2013-2018 e ao servidor aposentado, educador físico Oswaldo Luiz Terezani.

As normas para a utilização da piscina estão publicadas no site da PUSP-LQ. Acesse http://www.pusplq.usp.br/piscina/PORTARIAusopiscina.pdf .

Texto: Caio Albuquerque (08/03/2019)