Podcast Estação Esalq

O pesquisador Fernando Ribeiro Sujimoto, docente da Universidade Federal de Santa Catarina é graduado em biologia, mestre e doutor em Entomologia pela Esalq. Em sua pesquisa de doutorado, estudou o curioso comportamento das saúvas, que aceleram o processo de corte e transporte de folhas diante da ameaça de chuva e vendaval.  Neste episódio do nosso podcast, o pesquisador dá uma aula sobre a organização social e o comportamento dessas formigas, características encontradas também em outros insetos que vivem em coletividade.

A pesquisa, financiada pela Fapesp e desenvolvida no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Semioquímicos na Agricultura, foi orientada pelo professor José Maurício Simões Bento, do departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq e teve seus resultados publicados na revista Ethology.

Como ouvir o Estação Esalq - O podcast Estação Esalq está disponível no Spotify, na Apple Poscasts e Google Podcast. Em qualquer uma dessas plataforma, após abrir o aplicativo, digite Estação Esalq em “Buscar”. Depois clique em “Seguir”. É possível ouvir apenas um episódio em streming ou baixar qualquer episódio para ouvi-lo off-line.

Ouça aqui.