Prêmio Empreendetec 2015

(Crédito: ESALQTec)
Desde 2009 a ESALQTec - Incubadora Tecnológica, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e a Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (Fealq) homenageiam os destaques do ramo de inovação tecnológica nas categorias Empresa e Profissional, como um reconhecimento pela contribuição tecnológica no município de Piracicaba e região.

Neste ano, contando com o apoio do Parque Tecnológico Piracicaba, e do APLA (Arranjo Produtivo Local do Álcool) Brasil, do Instituto Pecege e da Merieux NutriScience, empresa associada da ESALQTec, a 7ª edição da premiação acontecerá no dia 8 de outubro, a partir das 19h, no Parque Tecnológico Piracicaba, localizado à Rua Cezira Giovanoni Moretti, 600, Jardim Santa Rosa. A atividade integra aprogramação da 58ª Semana Luiz de Queiroz.

Os premiados da noite serão, na categoria profissional, o professor Paulo Fernando Machado, coordenador da Clínica do Leite. E na categoria empresa, a Algae Biotecnologia.

O Painel “Destaque ESALQTEC” fica por conta do projeto de extensão Casa do Produtor Rural, pelos 10 anos completados este ano. A Casa do Produtor Rural está instalada na ESALQ, com o objetivo de implantar no campus um centro de atendimento ao produtor rural, como modelo alternativo de orientação técnica e extensão rural, diretamente ligado à pesquisa e ao ensino, que possibilitasse o desenvolvimento e a capacitação dos produtores rurais, especialmente os pequenos produtores, de maneira sustentável, gerando qualidade de vida no campo.

A Agrosmart também será destaque. A empresa conquistou o “Prêmio Call to Inovation 2015”, com a apresentação de sua plataforma de combate a crise hídrica.

Premiados da noite

Docente da Universidade de São Paulo (USP) desde 1980, mestre em Ciência Animal e Pastagens, doutor em Ciência dos Alimentos, e pós-doc em Ciências Agrárias, Paulo Fernando Machado é criador e diretor da Clínica do Leite, do Departamento de Zootecnia ESALQ.

Criada em 1996 a partir do projeto “Programa Integrado de Melhoramento da Produção e da Qualidade do Leite”, o objetivo da Clínica do Leite é auxiliar a indústria e os produtores a aumentarem a eficiência econômica e a qualidade do leite através da identificação de áreas de oportunidade zootécnica nas fazendas e da avaliação da qualidade do leite para as indústrias. A Clínica é responsável pela análise de 25% de todo o leite produzido no país. O professor também atua desenvolvendo softwares gerenciais, novas metodologias de avaliação do leite, estudando fatores que afetam a qualidade do leite e ministra uma aula optativa de “Gestão de Negócios” onde são apresentados conceitos de negócios e de como empreender.

A Algae Biotecnologia desenvolve soluções tecnológicas baseadas no cultivo de microalgas para Tratamento de Efluentes Líquidos e Gasosos Agroindustriais, Produção de Ingredientes e Aditivos para Nutrição Animal, Produção de Suplementos Alimentares Humanos e Produção de Biocombustíveis. Um forte programa de Pesquisa e Desenvolvimento, estruturado a partir de 2010 em parceria com importantes universidades brasileiras, possibilita hoje a aplicação das tecnologias desenvolvidas nos setores sucroenergético, alimentos e bebidas, geração de energia termelétrica, cimentos e outros "carbono intensivo". A empresa investe e sustenta um forte programa de P&D, com clara concepção de aplicabilidade comercial e rápida migração de escala laboratorial/bancada para industrial. A busca pelo equilíbrio financeiro nas soluções propostas e forte aplicabilidade em países em desenvolvimento é um dos pilares da empresa.

As soluções Algae tem total integração com tratamento de coprodutos e efluentes industriais, como a biofixação de CO2 na indústria de cimentos, aproveitamento de vinhaça no setor sucroenergético e tratamento terciário de efluentes na indústria de alimentos e bebidas.

19h Recepção

19h30 Abertura da Sessão Solene

20h Destaque ESALQTec

20h30 Cerimônia de Entrega do Prêmio Empreendetec 2014

21h10 Coquetel

23h30 Encerramento

ESALQTec – Incubadora Tecnológica

Em 1994 foi criada a Incubadora de Empresas Agrozootécnicas, na ESALQ. A partir de um convênio formalizado em 2005, entre a universidade e diversas instituições, sua denominação passou a ser ESALQTec - Incubadora Tecnológica.

Instalada na fazenda Areão, que possui 130 hectares de extensão, numa área anexa ao Campus “Luiz de Queiroz”, a incubadora disponibiliza espaços para o abrigo de empresas tecnológicas, além de serviços, infraestrutura, orientação, estrutura técnica, administrativa e operacional, num sistema compartilhado de incubação.

A ESALQTec destina-se a empreendedores que detectaram uma oportunidade de negócio, conhecem como viabilizá-la, mas necessitam de um espaço e período para término da definição do empreendimento, comprovação da viabilidade técnica ou, ainda, elaboração do protótipo e viabilização do capital para o início do negócio.

Prêmio Empreendetec

08 de Outubro de 2015
Parque Tecnológico Piracicaba
Rua Cezira Giovanoni Moretti, 600 – Jardim Santa Rosa