Projeto de doutoranda é premiado

Versão para impressãoEnviar por email
Projeto de Marina Guyot premiado no Programa Dryland Champions (FOTO: Divulgação)

No dia 17 de junho, o projeto “Agricultura familiar e resiliência socioecológica às mudanças climáticas no Semiárido Brasileiro”, desenvolvido por Marina Souza Dias Guyot (PPGI – CENA/ESALQ/USP), com apoio e orientação de Flávio Bertin Gandara, do Departamento de Ciencias Biologicas, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), foi premiado no Programa Dryland Champions da United Nations Convention to Combat Desetification (UNCCD), ONU e Ministério do Meio Ambiente. O Programa tem por objetivo homenagear as atividades de pessoas ou organizações e empresas que fazem uma contribuição prática ao manejo sustentável de terras.

Na edição de 2016, sob o slogan “Proteger a Terra. Restaurar os Solos. Envolver as pessoas”, o Programa Dryland Champions visa iniciativas de proteção de terras produtivas, por meio da prevenção da degradação dos solos saudáveis, restauração de áreas degradadas, criação de um ambiente favorável, conscientização e apoio a meios de subsistência alternativos em ecossistemas nas terras áridas, semiáridas e subúmidas. 

O projeto, desenvolvido por Marina, teve por objetivo a resiliência socioecológica às mudanças climáticas de sistemas de produção agroecológicos, adotados por agricultores familiares no semiárido do Estado da Bahia. O resultado foi demonstrado em duas publicações. A primeira é uma cartilha denominada “Construção participativa de indicadores de resiliência às mudanças climáticas”, que demonstra o passo-a-passo utilizado para construção dos indicadores utilizados no estudo. A segunda, nomeada “Agroecologia e resiliência às mudanças climáticas na agricultura familiar: Estudo de caso no semiárido da Bahia” apresenta os resultados das avaliações realizadas com 48 famílias de agricultores no Semiárido da Bahia.

O projeto, realizado em parceria com o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP), a Iandé – Educação e Sustentabilidade e o Programa Semear, fez parte da pesquisa de doutorado de Marina Guyot, no programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (CENA e ESALQ/USP).

 

Texto: Caio Nogueira

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar (28/06/2016)

Palavra chave: 
doutoranda premiado premiação Dryland Champions Marina Guyoy