Projeto desenvolvido na Esalq propõe a criação de selo de identificação para produtos locais

(crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

O relatório final do projeto “Conectando agricultores urbanos e consumidores para o desenvolvimento sustentável em Piracicaba”, desenvolvido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi entregue ontem, 23/3, à secretária Nancy Thame, titular da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba (Sema).

Desenvolvido no âmbito do Desafio USP/Cidades Sustentáveis, a iniciativa tem coordenação da professora Thais Vieira, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição e propõe a criação de um selo de identificação dos produtos agrícolas e alimentícios com origem no município de Piracicaba. “Nossa proposta, desenvolvida de forma colaborativa entre Esalq e outras entidades parceiras, pretende reconhecer a importância do agricultor familiar e valorizar o produto local, de maneira”, aponta a docente.

O documento que sugere o encaminhamento do projeto em três etapas (implantação-disseminação-ampliação-) foi entregue à Sema pela professora Thais e pelo vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes. “Parabenizo os envolvidos e reforço que esse projeto atende um dos objetivos da USP que é o de se aproximar das comunidades em seu entorno a partir de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável. Se colocado em prática certamente trará impacto socioeconômico para toda a região”, disse o vice-diretor.

Nancy Thame alinhou-se ao discurso do professor Spotti Lopes e manifestou contentamento com a valorização da agricultura familiar proposta na iniciativa. “Pensar na segurança alimentar e nutricional da nossa população passa necessariamente pela produção local e pelo pequeno produtor. Agora precisamos unir ainda mais nossas equipes para identificar quais as vias legais que permitirão agilizar a tramitação nas instâncias de governo. O projeto traz percepções importantes sobre os nossos produtores rurais e agora precisamos mapear os caminhos para fazer acontecer”.

Metodologia – Após a aprovação do projeto no Desafio USP/Cidades Sustentáveis, estudantes e pesquisadores mapearam legislações e iniciativas voltadas à valorização de produtos locais, no âmbito nacional e internacional e realizaram entrevistas com produtores e comerciantes locais nos pontos de vendas e varejões visando identificar necessidades, demandas e percepções sobre um selo para produtos de Piracicaba. “Identificamos que esse público quer ser reconhecido e dar visibilidade aos seus produtos, mas a partir de uma identificação que inclua toda a cadeia e que o relacionamento com o consumidor aconteça de maneira acessível e ágil”.

O documento apresentado traz como sugestão a criação do Selo “Produto de Piracicaba” e, mesmo que essa proposta passe por modificações, a essência de valorização do território, da agricultura familiar, orgânica e agroecológica permanecerá, conforme a conclusão do projeto. “Espera-se que as informações levantadas componham a base para elaborar uma marca forte, na forma de selo, contribuindo para a valorização dos participantes do sistema, de suas raízes rurais e da riqueza do patrimônio material e imaterial de Piracicaba. Uma sugestão interessante, que poderia fortalecer a proposta, é o envolvimento da Secretaria de Turismo de Piracicaba, relacionada às rotas de comercialização e rotas turísticas em Piracicaba, incluindo ciclorrotas, que podem ser pontos estratégicos para a comercialização dos produtos com o selo”.

Texto: Caio Albuquerque (24/3/2022)

(crédito: Gerhard Waller)
Palavra chave: