SolidarESA encerra 2020 com doação de mais de 1,2 tonelada de alimento

(imagem: Casa do Produtor Rural)

A Casa do Produtor Rural, da Esalq, idealizadora do SolidarESA encerrou a campanha de 2020 nesta sexta-feira, dia 18, com a doação de 1,2 tonelada de abobrinha, tipo italiana, à diversas entidades assistenciais de Piracicaba.

Os alimentos foram produzidos na Fazenda Areão, em área anexa ao Campus “Luiz de Queiroz e distribuídos para as entidades já cadastradas no projeto por meio do Rotary Club. Essas entidades assistem um público diversificado entre crianças, adolescentes e idosos. Neste perfil há famílias de baixa renda e até em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo do SolidarESA é cultivar e doar anualmente alimentos essenciais à saúde humana. O fruto da abobrinha destaca-se por ser uma importante fonte de fibras, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro e de vitaminas, principalmente as do complexo B e A. A niacina (B3), por exemplo, é encontrada em grande quantidade e está relacionada com a redução dos níveis de triglicérides e colesterol, além de ajudar no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico.

No Brasil, a abobrinha é uma das dez hortaliças de maior valor econômico, é consumida ainda imatura e as variedades mais cultivadas são a brasileira e a italiana. De fácil preparo a abobrinha italiana é daqueles legumes que compõem tanto um prato principal como um acompanhamento. O Cesac de Piracicaba, entidade participante, demonstrou toda essa versatilidade culinária ao servir nesta quarta, dia 17, uma torta de abobrinha, em evento realizado com moradores de rua.

Integram, ainda, o SolidarESA as seguintes entidades sociais: APAE Piracicaba, APASPI, Aliança de Misericórdia, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Casa do Bom Menino, Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe, Lar Franciscano, Lar dos Velhinhos, Lar Betel, Mão Amiga em Ação e Unisocial.

O SolidarESA tem o apoio da Diretoria da Esalq, Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz”, Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), departamentos da universidade e do Programa Unificado de Bolsas de Estudos para apoio e formação de estudantes de graduação (PUB) da Universidade de São Paulo (USP).

Marcela Matavelli | Comunicação – Casa do Produtor Rural
21/12/2020