USP tem novo reitor e nova vice-reitora

Versão para impressãoEnviar por email
Dirigentes e docentes da Esalq recepcionaram o reitor nomeado
Editoria: 

A reitoria da Universidade de São Paulo (USP) publicou na tarde de ontem, 08 de dezembro, a notícia da nomeação dos novos reitor e vice-reitora da Universidade pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria. Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda tomarão posse no próximo dia 25 de janeiro de 2022, com mandato de quatro anos.

Nesta manhã de 09 de dezembro, enquanto reitor nomeado da USP, Carlotti fez sua primeira visita à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Na instituição, agradeceu o apoio recebido, além de apresentar o planejamento inicial de sua gestão.

Para recepcioná-lo na Esalq, estiveram presentes o Prof. João Roberto Spotti Lopes, vice-diretor da Esalq; Prof. Roberto Arruda de Souza Lima, prefeito do Campus USP Luiz de Queiroz; Profa. Tsai Siu Mui, vice-diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP); Profa. Helaine Carrer, vice-chefe do Departamento de Ciências Biológicas e presidente da Comissão de Relações Internacionais da Esalq; Profa. Patrícia Angélica Alves Marques, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Esalq; Prof. Daniel Scherer de Moura, vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação da Esalq; Prof. Thiago Libório Romanelli, chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq; Profa. Clarice Garcia Borges Demétrio, do Departamento de Ciências Exatas da Esalq; Beatriz Appezzato da Glória, do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq.

Segue texto da Reitoria da USP sobre nomeação dos novos reitor e vice-reitora da USP, elaborado por Adriana Cruz, em 08 de dezembro de 2021:

Os professores Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda são os novos reitor e vice-reitora da USP. O anúncio da nomeação foi feito pelo governador João Doria e pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva, hoje, 8 de dezembro, em uma coletiva de imprensa realizada na sede do governo paulista.

“Temos consciência da enorme responsabilidade que estamos assumindo, mas com humildade e muita disposição para elevar ainda mais a excelência de nossa Universidade. Trabalharemos incansavelmente e responsavelmente pela Universidade, buscando a excelência acadêmica no ensino, na pesquisa e na extensão, associada à diversidade, com apoio à permanência estudantil e aos jovens docentes. Estamos propondo um novo pacto com a sociedade, aumentando nossa colaboração tanto com o setor público quanto com o setor privado, resultando no maior impacto de nossas ações para a melhoria das condições de vida dos brasileiros. Serão muitos os desafios a enfrentar, tanto internos quanto externos. Precisaremos combater juntos o negacionismo científico e a desinformação premeditada, mas encararemos os desafios com serenidade e confiança”, afirmou o novo reitor.

Maria Arminda ressaltou que “a nossa universidade é a mais importante da América Latina, um orgulho de São Paulo e do Brasil. Esse compromisso que assumimos é o compromisso de tornar a USP uma universidade que aprimore a sua excelência, para tornar a USP uma instituição com responsabilidade pública e social. A inclusão não é avessa à ciência. Esse compromisso que hoje afirmamos é o de fazer a nossa Universidade cada vez maior e mais importante”.

A chapa USP Viva, formada por Carlotti e Maria Arminda, foi a mais votada na eleição realizada no último dia 25 de novembro, com 1.156 votos, e encabeçava a lista encaminhada ao governador.

Faziam parte do colégio eleitoral os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária), das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos de Museus e Institutos Especializados, o que totalizou 2.121 eleitores, dos quais 2.002 (94,4%) registraram seus votos.

O novo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, é médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), com premiação de destaque no curso clínico. É neurocirurgião, formado pelo Hospital das Clínicas da FMRP (HCRP), e especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. É mestre e doutor pela FMRP e professor titular do Departamento de Cirurgia e Anatomia da faculdade. Foi diretor clínico do HCRP, diretor da FMRP e presidente da Fundação de Pesquisas Médicas de Ribeirão Preto. É o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, cargo que ocupa desde 2016.

Maria Arminda do Nascimento Arruda, a nova vice-reitora, é graduada em Ciências Sociais, mestre, doutora e livre-docente em Sociologia, todos pela USP. É professora titular de Sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), onde foi diretora entre 2016 e 2020. Foi pesquisadora sênior do Instituto de Estudos Sociais e Políticos de São Paulo, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP no período de 2010 a 2015 e representante da Área de Sociologia junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da área de Ciências Humanas no Conselho Técnico-Científico da instituição. Atualmente, é coordenadora do Escritório USP Mulheres.

Os novos reitor e vice-reitora da USP tomarão posse no próximo dia 25 de janeiro de 2022 e terão mandato de quatro anos. Esta será a 28ª gestão reitoral na história da Universidade, fundada em 1934. O primeiro reitor da USP foi o professor da Faculdade de Direito (FD), Reynaldo Porchat, e o primeiro vice-reitor, o docente da Faculdade de Medicina (FM), Antonio de Almeida Prado. O atual reitor da USP é o professor da Poli, Vahan Agopyan, e o vice-reitor é o professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Antonio Carlos Hernandes.

Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 09.12.2021

(com informações da Reitoria da USP)