Vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal visitou a ESALQ

Luiz Gustavo Nussio (centro) e Durval Dourado Neto recepcionaram a deputada Professora Dorinha (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) recebeu, na manhã desta segunda-feira, 1º de junho, a visita da deputada federal Maria Auxiliadora Seabra Rezende (DEM-TO), conhecida como deputada Professora Dorinha. A deputada ocupa o cargo de vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e sua visita à instituição teve como propósito conhecer as iniciativas do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege).

A deputada participou da elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) e confidenciou que garantir a formação dos gestores escolares e melhorar a formação dos professores são desafios do Plano. “O Plano estabelece metas e desafios para os próximos 10 anos e por isso viemos conhecer o trabalho que a ESALQ desenvolve na área de educação, especificamente nos cursos à distância oferecidos pelo Pecege, além de ter me interessado bastante o curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, que é um dos raros no Brasil”.

Segundo a deputada Dorinha, um dos focos de atenção do PNE é a questão do campo e a educação profissional e por isso a expertise da ESALQ deve contribuir com esse processo. “Sabemos que a ESALQ é reconhecida internacionalmente na área de ciências agrárias, mas essa relação com a esfera educacional nos trouxe até aqui para avaliarmos possibilidades de parcerias com intuito de multiplicar o conhecimento aqui produzido, para outras instituições, na formação de gestores e no formato à distância”. Uma lei de sua autoria estabelece a exigência de formação profissional antes de um professor assumir a direção de escolas no ensino básico, fundamental e médio. “Portanto a ESALQ pode contribuir com o cumprimento dessas metas com outros municípios e estados e quem sabe possamos receber representantes da ESALQ na Câmara para apresentar os projetos aqui desenvolvidos”.

Para o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, o ensino à distância é uma das alternativas exitosas para alcançar centros mais distantes e estabelecer um ambiente educacional pleno. “Em estados mais distantes, o ensino à distância é uma fronteira fantástica de capacitação de gestores educacionais e nesse sentido o diretor de escola tem que ser um gestor e assim a ESALQ está pronta, a partir das iniciativas coordenadas pelo Pecege, para contribuir com essa demanda federal e retomar uma premissa histórica da própria USP, que foi criada, inclusive, para atender a necessidade de formar professores para o ensino básico e fundamental”.

Na ESALQ, a deputada Professora Dorinha foi recepcionada pelo diretor, professor Luiz Gustavo Nussio, pelo vice-diretor, professor Durval Dourado Neto, pelo coordenador do Pecege, professor Pedro Valentin Marques, além dos professores Rosebelly Nunes Marques, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, e Marcos Milan, do Departamento de Engenharia de Biossistemas.

Para informações sobre os cursos ligados à gestão escolar, oferecidos pelo Pecege, acesse www.pecege.org.br .

Texto: Caio Albuquerque (02/06/2015)

Deputada Professora Dorinha, Durval Dourado Neto, Rosebelly Nunes Marques e Pedro Valentin Marques (crédito: Gerhard Waller)
Palavra chave:
Deputada Professora Dorinha comissão educação câmara deputado federal