Biblioteca Central da Esalq incorpora acervo do Ipef

Acervo traz publicações da área florestal (crédito: Gerhard Waller)

Manejo florestal, uso do solo, entomologia agrícola, ecologia, conservação e a economia na natureza. Essas e outras tantas áreas do conhecimento estão contempladas em 870 livros recém incorporados pela Divisão de Biblioteca (DIBD) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq).

O acervo, antes de propriedade do Instituo de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), foi doado para a Esalq a partir da transferência da sede do instituto, antes localizado no campus Luiz de Queiroz e hoje instalado no bairro Monte Alegre, em Piracicaba.

Iniciado em 2017, o processo de incorporação abrangeu preparar os livros para processamento técnico a partir de conferência, retirada de vestígios, tombamento, carimbos, reparos, conferência cruzada e envio ao processo tratamento da informação.

Segundo a equipe técnica responsável pelo trabalho, foram selecionados 912 livros conforme proposto na fase de planejamento, porém, incorporados ao acervo 870 exemplares, considerando o critério de avaliação e formação do acervo.

“Assim estão ampliadas as possibilidades de consultas bibliográficas principalmente para professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da área florestal e correlatas”, afirma Marcia Saad, chefe técnica da DIBD

Clique aqui e confira os títulos incorporados.

Para consultar o acervo e serviços da Biblioteca Central da Esalq, acesse http://www4.esalq.usp.br/biblioteca/ .