Brasil sediará conferência global de inovação na agricultura e alimentos e convoca jovens para o desafio Abas primárias

O Brasil foi escolhido para sediar o Thought for Food Summit, conferência global de inovação na agricultura e cadeia de alimentos. O evento anual já passou por cidades como Berlin, Lisboa, Zurique e Amsterdam e esta é a primeira vez que acontece fora da Europa. Durante a conferência acontece também a final do TFF Challenge, competição da fundação Thought For Food que tem como objetivo engajar e capacitar as novas gerações de jovens e empreendedores a desenvolverem soluções voltadas para a agricultura e a cadeia de alimentos. As inscrições para o desafio deste ano já estão abertas e buscam respostas para a pergunta “como alimentamos 9 milhões de pessoas até 2050 de forma sustentável?”. As 10 equipes finalistas irão participar do TFF Summit, no Rio de Janeiro em julho.

Na disputa, pessoas de todo o mundo, de até 35 anos, desenvolvem ideias e modelos de negócios relacionados às diversas partes da cadeia de alimentos - desde a produção até a distribuição, bem como o consumo e o desperdício. Em edições anteriores, foram abordadas áreas-chaves como agricultura vertical, logística, genética, agtech, aquicultura e pecuária, desperdício de alimentos, biologia sintética, novas proteínas e tecnologia para pequenos agricultores. Desde 2013, o TFF Challenge impactou mais de 8.500 jovens de mais de 130 países e apoiou a criação de 37 startups de alto impacto, incluindo FoPo Food Powder, Biteback, Sparky,Agrilution, Unibiome e AgroSmart.

De 15 de janeiro até 4 de maio de 2018, os participantes irão desenvolver suas ideias por meio de uma plataforma online independente que oferece ferramentas de treinamento. Não é necessário possuir uma ideia já existente. Times de três a cinco participantes serão formados por meio de uma série de atividades que irão ajudar a identificar oportunidades e desenvolver a solução. Outra novidade este ano é a Academia TFF - novo programa educacional imersivo de 4 dias para os Finalistas do TFF Challenge e outros líderes de diversos setores.

O Thought For Food incentiva novas formas de pensar e agir através de negócios que endereçam problemas relacionados segurança alimentar. “Perguntamos aos jovens o que eles fazem de melhor. Ao longo dos anos, essa abordagem já gerou um impacto tangível - estamos ansiosos para ver o que 2018 nos trará pela frente", diz Christine Gould, fundadora e CEO da Thought For Food Foundation.

A Agrosmart, startup focada em agricultura digital no campo, foi finalista da competição em 2015. Atualmente, a empresa conta com representantes do TFF no Brasil. "Participamos da competição da Thought For Food em 2015 e depois nos tornamos embaixadores da fundação no Brasil. O propósito da Agrosmart se enquadra com o do TFF. Acreditamos que os jovens em todo o mundo têm o poder de criar soluções de alto impacto para resolver os desafios de segurança alimentar. É uma oportunidade única para jovens empreendedores”, afirma Mariana Vasconcelos, fundadora e CEO da Agrosmart.

Para Caio Bacci, membro do conselho do TFF no Brasil e Head de Marketing na Agrosmart, muitos brasileiros não participam por achar que suas ideias não são boas suficientes. “Temos muitos jovens com alto potencial dentro de nossas universidades e fazer parte da comunidade do TFF e uma ótima oportunidade para se desenvolver e colocar ideias em prática", afirma. Jessica Gimenes, também membro do conselho, diz "É muito gratificante poder receber o evento no Brasil".

Para mais informações e inscrições, visite: http://www.tffchallenge.com/challenge/

Sobre o Thought for Food:
A Thought for Food é a principal organização global para engajar e capacitar a novas geração em como alimentar 9 + bilhões de pessoas até 2050. Trabalhamos com milhares de jovens de mais de 130 países e organizamos uma série de atividades que trazem a voz da próxima geração para a conversa e solução desenvolvimento do futuro da alimentação e da agricultura. Ajudamos a desenvolver talentos e direcionar a inovação, chamando a atenção para o setor. Thought For Food é uma entidade sem fins lucrativos 501c3.