Casa aberta em Itatinga

Estação de Itatinga está a 160 km de distância de Piracicaba (crédito: Luciana Joia de Lima)

Na próxima sexta-feira, 30/06, a ESALQ realiza, na Estação Experimental de Ciências Florestais em Itatinga, o evento “Casa Aberta em Itatinga”. A Atividade abrigará a inauguração do Prédio do Laboratório de Silvicultura e Hidrologia Florestal.

A ampliação do Laboratório faz parte do plano de metas do Departamento de Ciências Florestais, pois com ela será possível atender as atuais demandas de beneficiamento e acondicionamento de amostras dos experimentos em desenvolvimento, os quais são conduzidos por docentes e discentes da ESALQ, para geração de conhecimentos técnico-científico na área de Ciências Florestais.

Na sequência, serão realizadas apresentações de dois projetos: Sistemas Agroflorestais e Agricultura Familiar, que te coordenação do professor Marcos Sorrentino; Modelos para a Restauração Florestal, que tem coordenação do professor Silvio Ferraz, com realização em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

A Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga foi fundada em julho de 1988, quando a ESALQ recebeu como doação do governo do Estado de São Paulo um antigo horto florestal da extinta Ferrovia Paulista S.A., FEPASA. Abrange área total de 2.124 ha, descontando a área da Rodovia Presidente Castelo Branco que corta a região norte da propriedade. Ela se distancia 6 km do centro urbano de Itatinga-SP e 160 km do Campus Luiz de Queiroz, em Piracicaba-SP.

Desde a sua fundação, a Estação Experimental atua em prol da promoção de ensino, pesquisa e extensão universitária. Regularmente são utilizadas para aulas práticas dos cursos de graduação e de pós-graduação da ESALQ e de outras instituições de ensino, como UNESP, FAIT, UFPR, Colégios Técnicos, entre outras.

 

 

Boletim 178