Casa do Estudante Universitário da Esalq receberá moção de aplausos pelos 60 anos

(Crédito: Gerhard Waller - DvComun/Esalq)

A Casa do Estudante Universitário "Prof. José Benedicto de Camargo" (CEU), moradia estudantil da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), será homenageada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, pelos seus 60 anos de existência. O requerimento de número 170/2022, que expressa a manifestação da Casa Legislativa, é de autoria do vereador Pedro Kawai.

O aniversário da CEU foi celebrado na Esalq em 17 de setembro de 2022, com sessão solene, exposição e lançamento de livro e descerramento de placa comemorativa de quinquênio e encerramento das reformas no prédio. Na ocasião, a comunidade acadêmica esteve presente lembrando histórias e registrando a importância da CEU na questão da permanência estudantil de tantos estudantes desde 1962.

A Moção da Aplausos será entregue no próximo dia 4 de novembro, entre 15h30 e 17h, na Casa do Estudante Universitário. Além de membros da Casa Legislativa e dirigentes da Esalq, o evento contará com a presença de alunos, moradores, ex-moradores e professores da instituição.

Histórico – Inaugurada em 14 de setembro de 1962, a Casa do Estudante Universitário da Esalq leva o nome "Prof. José Benedicto de Camargo" em homenagem ao docente que foi diretor da Esalq entre 1957-60, que veio a falecer após ser atropelado por um veículo em São Paulo. Na ocasião, o professor estava a serviço da Esalq em busca de recursos para a construção da moradia estudantil. Foi projetada pelo engenheiro Rino Levi, expoente da arquitetura moderna brasileira. Tem capacidade para abrigar 134 estudantes.

Entre 2014-2017, passou por uma grande reforma nos três andares. Na oportunidade, além da troca de esquadrias, pisos e revitalização das áreas comuns, a Casa ganhou pintura interna e externa novas e um conjunto de equipamentos e sistemas de segurança, como sensores e escadas de incêndio, rampas, elevador, além de quartos e banheiros com acessibilidade.

Em 2020, a CEU ganhou na fachada da avenida Pádua Dias, um jardim vertical de 40 metros quadrados, cujo projeto totaliza duas áreas: uma com 9 metros de altura por 4 metros de largura e, a segunda, de 3 metros por 4 metros.

Hoje, 110 estudantes residem na CEU e, desde sua inauguração, a Casa já abrigou cerca de 3 mil alunos da Esalq. A seleção das vagas é realizada por meio do PAPFE -Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil, com base na situação socioeconômica dos candidatos. Na Esalq, a seleção é feita pela Seção de Promoção Social e Apoio Estudantil, da Divisão de Atendimento à Comunidade, ligada à PUSP-LQ.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (3/11/2022)

Edição 450