Como usar a nota do Enem para concorrer a uma vaga na USP

PROCESSO ENEM USP

(Crédito: Divulgação)

A Pró-Reitoria de Graduação da USP divulgou um vídeo explicativo sobre o novo processo seletivo que permite usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a uma vaga na Universidade. A ideia é que os estudantes entendam o passo a passo para participar, desde a inscrição, passando pelo pagamento ou isenção da taxa, até a escolha do curso.

O processo, chamado Enem USP, disponibiliza 2.917 vagas para os cursos de graduação da USP. As inscrições estão disponíveis neste link até as 12 horas do dia 31 de janeiro de 2023, data que também é o limite para pagamento da taxa de R$ 10.

Clique no player abaixo e confira o vídeo:

Sobre o Enem USP

O Enem USP é um novo sistema implantado neste ano que substitui o ingresso na USP via SiSU (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação, que era utilizado anteriormente.

A ideia é que, com o novo sistema, os ingressantes pelo sistema Enem USP possam seguir o mesmo calendário de matrícula dos ingressantes que entrarem pelo concurso vestibular da Fuvest, o que não era possível no sistema anterior, via SiSU, que muitas vezes demorava mais de um mês para a seleção, conforme explicou Aluisio Augusto Cotrim Segurado, pró-reitor de Graduação da USP, em entrevista à Rádio USP. Além disso, o novo sistema vai permitir preencher todas as vagas disponíveis, já que o controle das chamadas e da lista de espera ficará a cargo da Fuvest.

Confira todos os detalhes do novo processo seletivo no edital do Enem USP 2023 ou na página www.fuvest.br/enem-usp.

Texto publicado no Jornal da USP: https://jornal.usp.br/?p=599007

Edição 461