Delegação do Reino dos Países Baixos esteve na Esalq

(crédito: Denise Guimarães)

No último dia 17 de novembro, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu a visita de uma comitiva do Reino dos Países Baixos.

Recepcionados pelo vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes e outros docentes da instituição, os visitantes conheceram a Esalq e as dependências do o Centro SPARCBIO “São Paulo Advanced Research Center for Biological Control”. Em contrapartida, apresentaram a Missão Econômica dos Países Baixos ao Brasil “Agri-tech for Sustainability”, evento que será realizado de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023, em São Paulo.

“A Esalq mantém laços duradouros com instituições de ensino superior deste país e, agora procurada também por representações oficiais e de empresas, dá a instituição uma responsabilidade ainda maior no processo de troca de conhecimento nas áreas de pesquisas e ambientes de inovação e tecnologia”, comentou o dirigente da Esalq.

Para Conselheiro Agrícola da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Brasília, Paul van de Logt, a vinda para Piracicaba é uma grande oportunidade para conhecer Vale do Piracicaba. “Viemos entender a estruturação que une tantas agtechs e quem sabe estreitar laços em áreas estratégicas relacionadas ao agronegócio, além de convidar as representações locais e prestigiarem nosso evento que ocorre em janeiro”, afirmou.

A Esalq também esteve representada pelos professores José Roberto Postali Parra, sênior do departamento de Entomologia e Acarologia e Sergio Florentino Pascholati, sênior do departamento de Fitopatologia e Nematologia.

Além de Paul van de Logt, estiveram na Esalq o Adido de Inovação do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos, São Paulo, Robert Thijssen, o representante da Câmara do Comércio Holando-Brasileira, Renê Veiga e Frederica Heering, do Departamento de Agricultura e do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos.

NWO – Na tarde de 22 de novembro, outros representantes dos Países Baixos estiveram na Esalq. Acompanhados por Alexandre Roccatto, Assessor de colaboração da FAPESP, visitaram a Escola Aaron Adriaan Winkler, Gerente da Organização Holandesa para Pesquisa Cientifica (NWO), Robert Thijssen, Diretor de Ciência e Inovação do Consulado da Holanda no Brasil e Ernst-Jan Bakker, Adido Ciência e Inovação do Consulado da Holanda no Brasil. O grupo interagiu com docentes da Esalq e realizou visitas guiadas no departamento de Entomologia e Acarologia (onde conheceram o Sparcbio, a unidade local da Embrapii e o INCT Semioquímicos na Agricultura) e no departamento de Genética, onde conheceram o ao Laboratório Multiusuário de Proteômica, Metabolômica e Lipidômica.

Texto: Caio Albuquerque (23/11/2022)

Edição 453