Docente da ESALQ é nomeado Presidente da Fundação Florestal

Docente atua na interface da agricultura com a conservação (crédito: Paulo Soares)

O professor do Departamento de Ciência do Solo, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), Gerd Sparovek, foi nomeado presidente da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal). A nomeação ocorreu a partir de decreto do Governador Geraldo Alckmin, publicado no Diário Oficial de 14 de setembro de 2017

Órgão vinculado a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a Fundação Florestal tem como finalidade contribuir para a conservação, o manejo e a ampliação das florestas de produção e das Unidades de Conservação estaduais, atuando conjuntamente com o Instituto Florestal. Com esse fim, apoia, promove e executa ações integradas voltadas para a conservação ambiental, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável, a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulneráveis, realizando parcerias com órgãos governamentais e instituições da sociedade civil.

Também é responsável pela comercialização de produtos extraídos de florestas plantadas em áreas pertencentes ou possuídas pelo patrimônio do Estado. Atualmente, a Fundação Florestal é responsável pela gestão de 94 (noventa e quatro) Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável.

Gerd Sparovek – Graduou-se em Engenharia Agronômica pela ESALQ em 1983, titulou-se Mestre (1988) e Doutor (1993), no Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas, ambos na ESALQ. É docente na ESALQ desde 1988 e tem atuação interdisciplinar com modelagem de sistemas de produção agropecuária, desenvolvimento rural, meio ambiente e planejamento do uso da terra. Coordena e participa de projetos relacionados à avaliação e formulação de políticas e programas nas áreas de reforma agrária, crédito fundiário, certificação agrícola, agricultura familiar, código florestal e expansão agrícola. Na área ambiental, principalmente na interface da agricultura com a conservação, seu currículo apresenta diversos artigos científicos no campo da modelagem espacial de sistemas complexos e conservação do solo e da água.