ESALQ firma convênio com faculdade da Turquia

(Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) assinou, na última segunda-feira, 10 de agosto, convênio com a Attaturk University/Faculty of Agriculture (Turquia). A reunião para assinatura ocorreu no gabinete da Diretoria e contou com presença do diretor da Escola, professor Luis Gustavo Nussio, presidente da Comissão de Relações Internacionais, o professor Thiago Libório Romanelli, o presidente da Comissão de Graduação, professor Luiz Eduardo Aranha Camargo, o chefe do Serviço de Atividades Internacionais (SVAInt), chefe do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, Mirian Rumenos Piedade Bacchi, Alexandre Joviniano dos Santos bem como o reitor da faculdade da Turquia, Hikmet Koçak e o chefe do Departamento de Economia Agrícola e do Departamento de Relações Internacionais da universidade estrangeira, Fahri Yavuz

O convênio é uma oficialização das intenções das universidades de ter um intercâmbio, tanto no nível de alunos de graduação e pós-graduação, quanto de pesquisadores e professores. A assinatura representa uma iniciativa do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ, capitaneada pelo professor João Gomes Martines Filho, e tem escopo de toda a universidade. A validade é de cinco anos, passível de renovação.

Nussio afirmou que a assinatura representa uma forma de relacionamento com uma universidade irmã, que busca demonstrar suas competências em agricultura no ambiente internacional de forma a popularizar suas ações, além de ter similaridades do ponto de vista de conteúdo programático. “O convênio é bem amplo e presume, além de intercâmbio de alunos e docentes, a colaboração em pesquisa e laboratórios multidisciplinares”, explicou. O diretor também lembrou que esse é um convênio com objetivos firmados, que já prevê a ida de dois esalqueanos e a vinda de dois alunos da Attaturk University, no ano que vem. “Esse é o tipo de relacionamento saudável que estamos procurando estabelecer no ambiente internacional e fico feliz, em nome da nossa instituição, em conseguir materializar esse acordo”.

Segundo o professor Romanelli, a região da Turquia em que a faculdade fica localizada é climaticamente diferente do estado de São Paulo. “Eles costumam ter esportes de inverno e tem picos que chegam a dois mil metros de altitude, mas muitas cadeias de produção agrícolas são similares às nossas”, afirmou. Para o professor, essa é uma oportunidade dos alunos da ESALQ conhecerem a adversidade da cultura agrícola para complementar sua formação. “O grande ganho da internacionalização vem de vivências de situações distintas. Viver a mesma situação daqui seria um ganho meramente linguístico”.

Hikmet Koçak assegurou que não vai medir esforços para que o intercâmbio aconteça da melhor maneira possível. “A ESALQ é a primeira universidade na América do Sul com a qual estamos firmando colaboração. Eu sei que a USP foi a faculdade número um em 2013 e que a ESALQ é muito boa, então fico feliz em fazer esse acordo”, disse. O reitor também lembrou que os esalqueanos poderão participar do curso de verão que será oferecido pela Attaturk University em julho de 2016, durante duas semanas. “A não ser pela passagem, todos os gastos ficarão por conta da nossa universidade”.

Alessandra Postali - estagiária de Jornalismo | Revisão: Alicia Nascimento Aguiar | Data: 11/08/15