ESALQ homenageia 15 mil profissionais formados

Beatriz Ferreira recebeu certificado de aluna nº 15 mil, das mãos do professor Luis Eduardo Aranha Camargo (crédito: Gerhard Waller)
Durante a abertura da Semana de Recepção dos Ingressantes de 2017, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), foi realizada a celebração dos 15 mil profissionais formados pela instituição desde sua fundação, em 1901.

A homenagem simbólica foi feita na forma de entrega de diploma para a economista Beatriz Ferreira, graduada em Ciências Econômicas da classe de 2016. Beatriz recebeu, das mãos do presidente da Comissão de Graduação da Escola, professor Luis Eduardo Aranha Camargo, o certificado de aluna número 15 mil da ESALQ.

A egressa enfatizou a importância de ter sido escolhida para representar os 15 mil alunos formados na ESALQ. “É um privilégio e uma honra representar a aluna de número 15 mil. A Escola sempre foi muito receptiva e me forneceu com oportunidade de crescimento pessoal e intelectual. Então, poder representar dessa maneira é muito especial para mim”, falou.

O professor Luís Eduardo Aranha Camargo ressaltou com orgulho o momento que celebra os 15 mil alunos formados pela ESALQ com a entrega do certificado à ex-aluna. “É um número muito expressivo para a Universidade, isso sem mencionar os mais de oito mil alunos formados na pós-graduação da ESALQ”, disse Aranha.

Beatriz, de 21 anos, começou a graduação em 2013 e formou-se em 2016 em Ciências Econômicas. Segundo ela, uma das possibilidades por ter sido escolhida, foi o aproveitamento exemplar durante os anos de graduação. “Eu ganhei o Prêmio “Luiz de Queiroz” para Ciências Econômicas, e minha média foi 9.7, que foi a maior da história da Economia na ESALQ. Então, talvez, tenha sido por esse motivo que eu fui escolhida para essa representação”, finalizou Beatriz.

Egressos – Uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo (USP), a ESALQ se caracterizou, ao longo de sua história, pela formação em ciências agrárias, curso pioneiro na Luiz de Queiroz, responsável por oferecer ao mercado 11.570 engenheiros agrônomos desde 1903, ano de formação da 1ª turma. Esse número expressivo é uma referência nacional mas, acima de tudo, a qualidade na formação dos profissionais graduados na ESALQ levou a instituição a figurar, segundo o ranking US News and Report, entre as cinco melhores escolas de ensino superior em ciências agrárias do mundo.

Além do curso de Engenharia Agronômica, a ESALQ ampliou suas carreiras ofertadas na graduação a partir da década de 1970. Com a turma de 2016, já são 1.075 engenheiros florestais, 469 biólogos, 404 economistas, 403 cientistas de alimentos, 352 gestores ambientais, 294 licenciados em ciências agrárias, 16 administradores, além de 419 formados no curso de Economia Doméstica, extinto em 1996.

Texto: Caio Nogueira | revisão: Caio Albuquerque (07/03/2017)