ESALQ presta homenagem a docente da área de cafeicultura

ESALQ Notícias 131/2017 - Inauguração da sala Prof. José Dias Costa

José Dias Costa acompanhado da esposa Eneida e do diretor Luis Gustavo Nussio (crédito: Gerhard Waller)

A partir de iniciativa do Departamento de Produção Vegetal, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), uma das salas do Laboratório Multiusuário de Produção Vegetal recebeu, na última sexta-feira, 24/03, o nome de José Dias Costa.

Em cerimônia ocorrida no Laboratório Multiusuário de Produção Vegetal, estiveram presentes o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, o vice-diretor, professor Durval Dourado Neto, além de docentes, funcionários, amigos e familiares do homenageado. “O professor José Dias Costa é muito importante para nossa unidade, essa é uma oportunidade muito justa de homenagear um professor que transitou em muitas gerações. Hoje estamos reconhecendo a figura humana de uma pessoa superlativa, que sempre cativou a ESALQ pelo seu espírito institucional, de maneira que foi muito apropriada a iniciativa do Departamento de Produção Vegetal em lembrar da atuação do docente e poder fazer uma homenagem tão oportuna”, declarou o diretor da ESALQ.

Presente durante a homenagem, Costa formou-se engenheiro agrônomo pela ESALQ em1963 e, dois anos depois, foi convidado pelo professor Edgard do Amaral Graner para ser professor da 4ª Cadeira, Agricultura e Genética Aplicada, que depois passou a ser Departamento de Agricultura e, finalmente, Departamento de Produção Vegetal (LPV).

Por décadas foi o responsável pela disciplina Cultura do Cafeeiro tanto na graduação quanto na pós-graduação. Além da cafeicultura, Dias Costa também lecionou conteúdos referentes às culturas da seringueira, algodão, cacau e adubos verdes. “Para mim é muito importante é algo fantástico receber esse tipo de homenagem que se concretiza pela bondade dos nossos amigos docentes, colegas de departamento e da atual gestão da Escola”, frisou o homenageado.

Para o chefe do Departamento de Produção Vegetal, professor Angelo Pedro Jacomino, a homenagem representa o reconhecimento por toda a dedicação do professor José Dias Costa. “Esse é um reconhecimento pela destacada atuação como docente e como pesquisador ao José Dias Costa. Ele sempre foi uma referência quando falamos de cultura do café, tanto no Estado de São Paulo como no nosso próprio país”.

José Dias Costa orientou cerca de 50 trabalhos de pós-graduação e participou de mais de uma centena de bancas examinadoras de pós-graduação, além de comissões de concurso para admissão de professores nas faculdades de agronomia em Jaboticabal, Botucatu e Manaus.

Durante a cerimônia de homenagens, se pronunciou o professor José Laércio Favarin, atual responsável pela área de café e pelo Laboratório Multiusuário do Departamento de Produção Vegetal, que fez um emocionante testemunho como companheiro da vida acadêmica. Para falar da especial contribuição que o professor José Dias Costa dedicou à sociedade, falou o governador do Distrito 4310 do Rotary Internacional, Marcos Marcelo de Moraes e Mattos.