ESALQ realiza II Summer School

Tem início na próxima segunda-feira, 24/07, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), o II Special Program on Tropical Bio-based Production Systems, a 2ª edição do Summer School, programa especial da ESALQ que receberá estudantes do Japão, Bélgica, Dubai, França, Índia, Colômbia e Holanda para aprimorar conhecimentos sobre sistemas de produção tropical de base biológica. Também participam estudantes da ESALQ e outras instituições brasileiras.

Esta edição foi desenvolvida considerando os temas de pesquisa mais relevantes dos doze Departamentos, além do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) em para o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, a atividade é uma vitrine das competências da escola nessa área. “Essa atividade ocorre com a colaboração de todos os nossos departamentos, mostrando assim uma tela das nossas competências. Nossa expectativa é de que ao regressarem aos seus países de origem esses estudantes possam se apresentar como a melhor fonte de divulgação das nossas potencialidades. A vinda desses alunos estabelece uma reciprocidade muito esperada”.

Até o dia 4 de agosto, os participantes terão uma visão abrangente sobre a produção agrícola brasileira, incluindo economia, técnicas e aspectos sociais. A partir de aulas expositivas e visitas técnicas, conhecerão detalhes sobre Sistemas de produção de biomassa e bioenergia, Economia aplicada à agricultura tropical, Tecnologia de alimentos em plantas tropicais, Gestão da paisagem agrícola, Biodiversidade em regiões agrícolas, Gestão da água na produção, Produção animal nos trópicos, entre outros.

Para a presidente da Comissão de Atividades Internacionais (CAInt), professora Helaine Carrer, trata-se de um momento importante no processo de internacionalização do ensino na ESALQ. "Essa atividade é fundamental no que se refere à troca de experiências tanto para os estudantes estrangeiros quanto para nossos alunos".

O evento é uma realização da Comissão de Atividades Internacionais (CAInt) e Serviço de Atividades Internacionais (SVAInt) da ESALQ.

Saiba mais em http://www.en.esalq.usp.br/summer-school/ .