ESALQ realiza Semana de Recepção aos ingressantes

Estudantes foram recepcionados no Salão Nobre (crédito: Gerhard Waller)

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 06 de março de 2017, a cerimônia de abertura da Semana de Recepção aos Calouros da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), no Salão Nobre do Edifício Central. Na ocasião, novos alunos e familiares, receberam as boas-vindas dos dirigentes da Instituição. A mesa de honra esteve composta por Luís Eduardo Aranha Camargo, Presidente da Comissão e Graduação da ESALQ, no ato representando o diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio; Fernando Seixas, prefeito do Campus “Luiz de Queiroz”; os promotores Maria Christina Marton Correa Seifarth de Freitas, do 5º PJ-Piracicaba (Cível) e Luciano Gomes de Queiroz Coutinho, do 15º PJ-Piracicaba (Criminal); e Leandro Pinheiro, presidente do CALQ.

Luís Eduardo Aranha Camargo, Presidente da Comissão e Graduação da ESALQ, deu as boas-vindas aos ingressantes e os parabenizou por ingressarem na quinta maior universidade de Ciências Agrárias do mundo. Aranha destacou a importância da Semana de Recepção para mostrar aos alunos o que a Escola pode oferecer a eles. “Selecionamos, de uma maneira bem direta e bem simples, atividades para que o ingressante possa conhecer esse universo, e depois, ao longo da vida acadêmica, irá se inteirar melhor sobre a universidade”, disse o professor.

Entre os pronunciamentos, o promotor Luciano destacou situações relacionadas ao trote. Ele exaltou a alegria dos esalqueanos, mas destacou que tudo em excesso gera problemas, inclusive a alegria, e disse que esse excesso acontece, geralmente, em trotes. “Existe um esforço muito grande por parte da diretoria da ESALQ, que nos procurou, e esse trabalho conjunto resultou no sistema de proteção aos calouros, aos alunos em geral da Instituição, e estamos à disposição para quem precisar, para quem entender que a nossa atuação pode colaborar para prevenir situações desagradáveis relacionadas ao trote ou qualquer coisa semelhante”, disse Gomes.

Por outro lado, entre os ingressantes, estava o calouro de Rafard – SP, Vinicius Collodetti Cerezer, estudante de Engenharia Agronômica, que estava encantado com o primeiro dia da recepção. “Estou muito feliz por estar ingressando na maior faculdade do Brasil em Ciências Agrárias. A expectativa é grande, já que meu objetivo sempre foi estudar na ESALQ”, falou Cerezer.

O aluno Arthur da Silva Roselem, calouro de Administração, destacou a importância de ingressar na ESALQ e a relevância da Escola para seu futuro. “Com certeza vou aprender bastante coisa aqui, conhecer coisas diferentes e fazer muitos amigos. Imagino-me saindo daqui com muito conhecimento é um ótimo emprego”, concluiu Roselem.

Entre outras atividades, ainda durante todo o dia, os ingressantes acompanharam, uma apresentação da instituição, as palestras “Gênero, sexualidade e etnia” e “Estou na universidade, e agora?”, participaram de uma discussão sobre o movimento estudantil e de uma dinâmica entre os cursos noturnos.

Confira no site do Serviço de Graduação detalhes de horários e locais da programação.

Texto: Caio Nogueira

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar