ESALQ recebe visita do Governador do Rotary

(crédito: Beatris Cortelazzi Porta)

Em 18 de julho, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) recebeu a visita do Governador do Rotary, Laerte Tadeu Zucolo, que se reuniu com representantes da Esalq. A proposta foi conhecer a universidade e o SolidarESA, projeto alinhado aos objetivos do Rotary, que tem por missão apoiar as iniciativas da cidade que visam o bem comum da sociedade.

Na ocasião, João Roberto Spotti Lopes, presidente da Comissão de Relações Institucionais da Esalq e professor do Departamento de Entomologia e Acarologia, apresentou a instituição e destacou a pesquisa e a extensão desenvolvida nos campos das Ciências Agrárias, Ambientais e Sociais Aplicadas. Além disso, Marcela Matavelli, coordenadora da Casa do Produtor Rural (CPRural), apresentou o SolidarESA, projeto extensionista e social, que conta com o apoio do Rotary Club de Piracicaba.

Em sua quinta edição, o SolidarESA, que é desenvolvido anualmente em quatro etapas, dissemina o conhecimento técnico-científico e, ainda, fomenta ação social junto a diversas entidades assistências locais. Este ano, será cultivada a cenoura, em área experimental localizada na Fazenda Areão, com expectativa de doação de três toneladas da hortaliça.

O SolidarESA proporciona aos alunos de graduação, envolvidos no projeto, a experiência de praticar o aprendizado adquirido em sala de aula e, também aos produtores rurais a oportunidade de se capacitar para a atividade agrícola, por meio de evento técnico específico sobre a cultura. Um outro intuito deste projeto, é despertar nas pessoas o espírito solidário e conscientizá-las para os problemas sociais.

Durante a visita, Lopes destacou que “A extensão é parte indissociável do ensino e da pesquisa e que a melhor forma de aprender, é fazendo”. Reiterou, ainda, que a extensão permite a transferência do conhecimento. “É uma retribuição à sociedade daquilo que a universidade recebe”.

Os donativos entregues pelo SolidarESA, a diversas entidades assistenciais locais, são essenciais à saúde humana - alimentos de combate à fome e a desnutrição – e com potencial agrícola. No cultivo da cenoura foram utilizadas sementes de alta tecnologia, com sistema de irrigação que pode ser adotado por pequenos produtores rurais.

Para Zuculo, muitas universidades deveriam incentivar a conscientização dos alunos, e aproximá-los da comunidade local. “É fazer com ele seja formado tanto tecnicamente como humanamente. Parabéns à Esalq por esse trabalho de aproximação do aluno com as nossas entidades”, conclui o Governador.

Sobre o SolidarESA “Luiz de Queiroz”

A proposta do projeto é aplicar o ensino, a pesquisa e a extensão a favor da comunidade local, trocar experiências e implantar a solidariedade como uma disciplina a ser aprendida e vivenciada na universidade. Nas edições anteriores, com inicio em 2013, foram produzidos feijão, batata, milho verde e arroz. Ao todo mais de 7 toneladas de alimentos foram doados para 11 entidades de Piracicaba.

Texto: Beatris Cortelazzi Porta, estagiária de comunicação – Casa do Produtor Rural

Revisado por: Marcela Matavelli (Coordenadora – Casa do Produtor Rural)