ESALQTec será homenageada no Dia do Agricultor

No próximo dia 28 serão comemorados o Dia do Trabalhador Rural e o Dia do Agricultor, em reunião solene que será realizada na Câmara de Vereadores de Piracicaba. As comemorações ocorrem desde 1999  em consonância com o Decreto Legislativo 25/1999. Neste ano, a ESALQTec Incubadora Tecnológica será a homenageada na categoria “Empresa do setor do ano”. O professor Dr. Evaristo Marzabal Neves, docente da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo), membro do Conselho Deliberativo da ESALQTec, destacou a importância do reconhecimento à incubadora. “É de suma relevância (o reconhecimento) já que dá maior visibilidade a uma organização formadora de empreendedores não somente regionalmente, mas para o Estado de São Paulo”, afirma.

Segundo Neves, estar entre os homenageados, coroa um trabalho que vem crescendo a cada ano e também coloca a ESALQTec na mira de novos investidores e apoiadores. “Basta ver em sua linha do tempo quantas empresas encontraram facilidades e apoio institucional para o desenvolvimento da criatividade e inovação tecnológica. Este reconhecimento chama atenção e até apoio governamental, mas, também, de organizações privadas que vem estimulando, enxergando oportunidades e investindo em startups”, destaca.

O gerente executivo da ESALQTec, o engenheiro agrônomo Sergio Marcus Barbosa, também comentou com satisfação a homenagem e destacou a contribuição da Incubadora à sociedade rural. “A ESALQTec se sente honrada com esta homenagem oficial, que será a primeira nos seus 10 anos de existência, e com certeza será sempre lembrada com especial atenção. É importante  destacar que a nossa participação tem como objetivo colaborar no desenvolvimento sustentável da agricultura, contribuindo para segurança, qualidade no trabalho e aumento de renda para o agricultor e o trabalhador rural.”

A ESALQTec - A ESALQTec Incubadora Tecnológica atua junto à ESALQ/USP como um centro de apoio a empreendedores da área Tecnológica ligadas ao Agronegócio no desenvolvimento de seus negócios.

A ESALQTec conta atualmente com cerca de 50 projetos (entre residentes, associadas e pré-incubadas) que desenvolvem produtos e serviços em TI, biotecnologia, insumos, análises laboratoriais, agricultura de precisão, tecnologias de produção, etc. A Incubadora procura incentivar a criação de startups e dar suporte a empresas inovadoras que atendam os gargalos de desenvolvimento tecnológico no mercado nacional, gerando produtos, processos e serviços baseados em tecnologia incremental e avançada.

Em 2016 a ESALQTec completou 10 anos de existência e também se destacou pela participação na idealização do Vale do Piracicaba em parceria com o Canatec Coworking e o apoio da ESALQ, uma campanha que pretende colocar Piracicaba no mapa do agronegócio mundial.

A Reunião Solene acontecerá no dia 28 de julho às 19h30, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Rua Alferes José Caetano, 834, Centro.