Estação Experimental de Anhembi acolhe nova edição do Casa Aberta

Estação de Anhembi tem gerenciamento do Departamento de Ciências Florestais (crédito: Paulo Soares)

As estações experimentais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) fazem parte do patrimônio da universidade que deve ser valorizado. Assim, para dar visibilidade às ações desenvolvidas nessas áreas destinadas para fins acadêmicos e científicos, será realizado no dia 13 de novembro de 2017, a “Casa Aberta Anhembi”. A primeira edição desta série aconteceu em 30 de junho de 2017, quando ocorreu a “Casa Aberta Itatinga”.

Sob a administração do Departamento de Ciências Florestais (LCF), a Estação Experimental de Ciências Florestais - Anhembi (EECFA), doada em 1974 pelas Centrais Elétricas do Estado de São Paulo (CESP) à Esalq, passou a realizar pesquisas voltadas para a introdução, a conservação e o melhoramento genético de espécies florestais exóticas e nativas, constituindo-se em um importante banco de germoplasma para o setor florestal mundial.

A programação contemplará mostra de área de produção, de projetos coordenados por docentes e técnicos do LCF, além de homenagens aos idealizadores do espaço voltado para a educação, a ciência e o desenvolvimento tecnológico.

Serão apresentados os projetos “O uso do eucalipto nos sistemas Agroflorestais: produção, meio ambiente e inserção social”, sob responsabilidade do professor Ciro Abbud Righi; “Técnicas silviculturais aplicadas na Restauração Ambiental”, coordenado pelo professor Pedro Henrique Santin Brancalion e pelo engenheiro agrônomo João Carlos Teixeira Mendes; “Modelo de uso econômico das reservas legais (financiado pela Superintendência de Gestão Ambiental e Secretaria do Meio Ambiente do Estado), sob responsabilidade do engenheiro João Carlos Teixeira Mendes. A área de produção de sementes de Corymbia maculata e pomar de sementes de Eucalyptus grandis será apresentada pelos professores Luciana Duque Silva e Mário Ferreira.

As homenagens serão prestadas aos idealizadores que impulsionaram o desenvolvimento e a implementação da Estação Experimental de Anhembi – professores João Walter Simões (in memoriam) e Mário Ferreira e ao servidor aposentado Carlos Eduardo Costa Maria.

A EECFA tem como objetivos elaborar e implementar atividades de educação ambiental e extensão florestal, promover a conservação e a restauração ambiental, planejar e promover o uso múltiplo florestal, entre outros.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar