Estudante da ESALQ é homenageada em universidade dos Estados Unidos

Jéssica Ferrarezi recebendo homenagem das mãos do Vice reitor de Pesquisa da CSU, Alan Rudolph (Crédito: Divulgação)

Selecionada para uma das bolsas de empreendedorismo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), a aluna do 3º ano de Engenharia Agronômica, Jéssica Aparecida Ferrarezi, está nos Estados Unidos desde janeiro de 2016, para um intercâmbio de seis meses, na Colorado State University (CSU). A estudante realiza o estágio supervisionado pelo professor Juan Lucas Argueso, brasileiro e Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ e, no momento, estão envolvidos em um trabalho voltado ao mapeamento genético de genes envolvidos em floculação de células de levedura.

Jéssica participou do evento “Celebrate Undergraduate Research na Cretivity – CURC”, no dia 25 de abril, que acontece todo ano na Universidade, e apresentou o trabalho que fez parte nos últimos 3 meses, com o título “Resolving the argument: what is the role of ribonucleotide excision repair in the stimulation of mitotic recombination?”. Pela apresentação, Jéssica foi homenageada em uma cerimônia que reuniu mais de 200 estudantes de graduação da Colorado State University, e recebeu o prêmio “High Honors”, das mãos de Alan Rudolph, Vice reitor de Pesquisa da CSUSegundo ela, o trabalho consistiu em resolver um conflito de interpretações entre publicações de dois grupos de pesquisadores, um da Colorado State University, liderado pelo Professor Argueso (Conover et al, 2015), e o outro da Duke University, localizado na Carolina do Norte, liderado por Thomas Petes (O’Connell, 2015).

A estudante explicou que as duas publicações dos grupos mostraram experimentos e dados similares, utilizando linhagens mutantes de Saccharomyces cerevisiae, organismo que pertence ao reino dos fungos, para entender de que forma a remoção de ribonucleotídeos erroneamente incorporados no DNA e o reparo de híbridos DNA-RNA nas células de leveduras podem afetar o estímulo de recombinação cromossomal, que pode levar à perda de heterozigosidade. “Ambos os mecanismos de reparo são protagonizados pela enzima RNase H2, presente no núcleo celular, e os dois grupos criaram, por meio de engenharia genética, diversos mutantes contendo deleção do gene que codifica RNase H2 em combinação com mutações na Polimerase, e presença ou ausência de atividade da Topoisomerase l, aspectos que provocam variação na quantidade de ribonucleotídeos incorporados e reparados respectivamente”.

Nesse ano, mais de 233 estudantes participaram do evento, com pôsteres, apresentações orais, filmes, escritas e trabalhos de arte, e apenas 24 deles foram premiados, incluindo a esalqueana Jéssica Ferrarezi. Na ESALQ, Jéssica é estagiária, e tem orientação do biólogo Luiz Humberto Gomes.

Para mais informações: Colorado State University

Texto: Caio Nogueira Antunes
Revisão: Caio Albuquerque (04/05/2016)