GeoCis representa a Esalq no Congresso Mundial de Ciência do Solo

Equipe GeoCis (acervo GEocis)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) esteve representada por integrantes do GeoCis (Grupo de Pesquisas Geotecnologia em Ciência do Solo), entre 12 e 17 de agosto de 2018, no Congresso Mundial de Ciência do Solo, ocorrido no Rio de Janeiro. Promovido quadrienalmente pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), nesta edição, o evento congregou cerca de quatro mil pessoas de 104 países. Por sua vez, o GeoCis, sob coordenação do professor José Alexandre Melo Demattê, demonstrou ser um dos grupos mais atuantes somando a apresentação de 15 posters e dois orais.

Para a realização do congresso, foram organizados simpósios de várias áreas. Entre eles, os estudantes de pós-graduação e de graduação componentes do GeoCcis organizaram o First Symposium Remote sensing Applied to Soil Science, ação inédita sobre o assunto dentro de um congresso de solos.

O simpósio contou com a presença de três palestrantes internacionais e apresentou um total de 90 posters e seis orais e atraiu, aproximadamente, cerca de 300 pessoas de várias nacionalidades. Assim, foi oficializada a importância desta área de atuação dentro das ciências do solo. Ressalta-se que a Esalq, representada pelo Departamento de Ciência do Solo, foi a pioneira no Brasil a criar essa área, inclusive, tendo efetivado seu primeiro professor titular.

Dado ao bom desempenho na organização do simpósio e ao fato deste ter atraído um bom número de participantes, o GeoCis agora iniciará atividades com um novo grupo de trabalho em nível mundial, o Remote Sensing Applied to Soils Working Group que entrou na internacionalização sob o nome de Geotechnologies in Soil Science.

O GeoCis

O grupo tem por objetivo desenvolver pesquisa nas áreas da Ciência do Solo através de geotecnologias, bem como sua relação com planejamento do uso da terra. Dentro deste aspecto, o grupo se apresenta no sentido de avaliar, testar e desenvolver metodologias, por meio de geotecnologias, que auxiliem no conhecimento do solo. O grupo tem por objetivo estudar as geotecnologias não somente como ferramenta, mas como ciência, e sua inter-relação com solos. No aspecto solos, interage nas mais diferentes áreas como fertilidade, química, mapeamento, erosão, conservação, mineralogia, física e biologia. O grupo tem aspecto multi/inter-disciplinar, atuando conjuntamente com profissionais de diferentes áreas de atuação e instituições. Objetiva estabelecer-se na vanguarda das bases da pedologia estudada pelas geotecnologias.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (04/09/2018)