Guia orienta cientistas da USP para se relacionarem com a mídia

A Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP acaba de disponibilizar online o guia De cientista para jornalista – noções de comunicação com a mídia, de autoria das jornalistas Luiza Caires e Aline Naoe.

A ideia do material, primeiro, é mostrar a estrutura de comunicação da USP e os canais de contato com a mídia que estão à disposição.  E, claro, oferecer orientações práticas para fazer isso, contando como a mídia funciona, sua linguagem, como fazer um tema virar pauta, redigir um press release, a rotina dos jornalistas, e como lidar de maneira eficiente com eles.

E por que um cientista ou acadêmico deveria se interessar por isso? Como argumentam as autoras, “cientistas que usam bem a mídia e estão presentes nos meios de comunicação conquistam bons resultados para eles próprios, para seus projetos e para suas organizações”. Esta é também uma estratégia de chegar até financiadores de pesquisa, administradores públicos e também outros acadêmicos – lembrando que os cientistas também acompanham a mídia. “Trata-se menos de se comunicar com a mídia do que de utilizá-la para se comunicar com vários tipos de públicos”, dizem.

Elas lembram também que, pela questão ética, faz parte da missão da Universidade tornar acessível a um público mais amplo o conhecimento e a inovação que produz. E que, em última análise, ações de difusão da ciência também ajudam a população a tomar decisões da sua vida diária de maneira mais bem informada, melhorando sua qualidade de vida. Além disso, boas histórias envolvendo ciência podem inspirar o público jovem a seguir a carreira científica, compartilhando da sua paixão pelo conhecimento. “Divulgar a ciência é também valorizar a própria ciência”, finalizam.

Mais informações: e-mail luiza.caires@usp.br

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Boletim 254