I Workshop sobre Métodos Estatísticos em Entomologia

Participantes em frente ao Pavilhão de Engenharia (crédito: Eduardo Bonilha)

Entre 3 e 10 de março, o Departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) sediou o “I Workshop sobre Métodos Estatísticos em Entomologia”. A atividade contou com apresentações de professores e alunos do PPG em Estatística e Experimentação Agronômica (PPGA.EEA), que promoveram a abordagem teórica e prática baseadas no “R”, com estímulos dos participantes à resolução de problemas cotidianos de análise de dados entomológicos.

O evento é uma iniciativa dos discentes do PPG Entomologia, em parceria com docentes e discentes do PPGA.EEA, que acontece sob a coordenação da Professora Clarice Demétrio, do Departamento de Ciências Exatas e do professor Wesley Augusto Conde Godoy, do Departamento de Entomologia e Acarologia, e conta com o apoio do Departamento de Ciências Exatas, do PPG Entomologia, do Laboratório de Ecologia de Insetos e Entomologia Florestal, do Laboratório de Insetos Úteis e da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A).

Durante a semana, mais de 40 alunos e bolsistas de pós-doutorado ligados ao PPG-Entomologia e aproximadamente 20 alunos externos receberam instruções sobre métodos estatísticos, com palestras ministradas por docentes e discentes do PPGA.EEA voltadas para o conhecimento e domínio de métodos imprescindíveis em análises de dados resultantes de pesquisas com insetos. “A semana foi de grande interação entre discentes e professores dos programas de pós-graduação PPGA.EEA e Entomologia, propiciando um espaço frutífero de troca de experiências e aprendizado. A parceria bem-sucedida no Workshop contribui para a formação acadêmica dos discentes, o que repercute positivamente no desenvolvimento das pesquisas de ambos os Programas de Pós Graduação”, avaliam os organizadores.