Ingressantes matriculam-se na ESALQ

Matrícula ocorreu na Central de Aulas (crédito: Gerhard Waller)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) recebeu, nos dias 13 e 14 de fevereiro, seus novos ingressantes. As matrículas foram realizadas pelos alunos aprovados no vestibular da Fuvest. A ESALQ oferece 430 vagas e, no total, os matriculados preencheram 317 das 346 disponíveis (outras 84 vagas são destinadas aos aprovados pelo SiSU).

Iberê Spadoto, 35 anos, é Técnico em Processamento, cursa Ciência da Computação, e se matriculou em Gestão Ambiental. Após confirmar a matrícula, falou da importância em ingressar na escola ranqueada como a quinta melhor do mundo em Ciências Agrárias. “É realmente muito importante, a ESALQ é referencia mundial nessa área. Escolhi Gestão Ambiental para fazer diferença na área ambiental, e junto com TI tentar mudar e trazer algo de bom para área ambiental”. Vindo de escola pública, Spadoto falou do orgulho de ter entrado na ESALQ. “Dá um frio na espinha, eu nunca imaginei isso. Para mim, entrar na ESALQ é vencer, me sinto orgulhoso por estar aqui”, disse.

Ingressante em Engenharia Agronômica, Henrique Lima, 23 anos, acredita que deva aproveitar ao máximo o que a ESALQ tem para oferecer. “É um privilegio, eu sempre quis estudar aqui, mas, por nunca ter tido oportunidade por questões financeiras, agora, depois de cinco anos fora do ensino médio, eu consegui e vou aproveitar bastante”. Piracicabano e estudante de escola pública, ele disse estar muito contente por entrar na ESALQ, e que ele sonhava com a instituição desde criança. “Sempre soube que queria Agronomia. Desde criança eu venho aqui para brincar e conhecer a Escola, eu sempre fui apaixonado pela ESALQ”, disse.

Vindo de Taquaritinga - SP, Paulo Roberto, pai do ingressante em Engenharia Agronômica, Nilclair Renato, enalteceu a importância da Escola e o orgulho em poder ver seu filho ter passado na ESALQ. “Estou muito feliz. Apesar de ele ficar um pouco distante de casa, na hora de arrumar um emprego aqui conta muito mais. Os pais sempre querem o bem, então faremos de tudo para ele se formar aqui. Depende muito da vontade dele, e ele quer muito”, contou Roberto.

Entre matriculados, chamou atenção também o caso de Carla Simone Sartori, 42 anos, matriculada no curso de Ciências dos Alimentos. A ingressante estava acompanhada de seu filho Rafael Sartori, 20 anos, que também se matriculou na ESALQ, no curso de Engenharia Agronômica. “É uma satisfação enorme poder cursar uma universidade ao lado do meu filho", conta a mãe, hoje residente em Araraquara-SP. Sobre iniciar uma carreira universitária já depois dos filhos crescidos, Carla diz realizar um sonho. "É preciso romper barreiras, quebrar os medos e continuar seguindo. Eu pretendo estudar algo relacionado aos alimentos para Pets. Mas o melhor de tudo, agora, será ficar próximo do meu filho", comemora. Rafael também disse estar empolgado para começar uma nova vida. "É a primeira vez que eu tentei Engenharia Agronômica e deu certo".

Para o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, o somatório do SiSU e Fuvest traz uma competitividade aumentada e alunos de uma distribuição geográfica mais diversa. “Nós depositamos uma esperança redobrada nesses alunos, não somente do ponto de vista do treinamento técnico e formal, mas acho que, sobretudo, na visão de serem propaladores de conjuntos de valores e cidadania. Esse é o nosso foco principal. Espero que eles realmente vistam a camisa para entenderem que precisamos deles como divulgadores de valores, e a ESALQ está disposta a formar lideranças nesse seguimento”, concluiu Nussio.

O calendário de convocações e matrículas da Fuvest terá como próxima etapa, na sexta-feira, 17/02, a divulgação da 3ª lista. Os aprovados na terceira chamada matriculam-se no dia 21/02.

Clique aqui e confira o calendário completo da Fuvest.

A ESALQ já formou 15 mil estudantes na graduação e está, segundo o ranking internacional US News and World Report, entre as 5 melhores universidades do mundo em ciências agrárias.

Texto: Caio Nogueira e Caio Albuquerque (14/02/2017)

Rafael Sartori cursará Engenharia Agronômica e sua mãe, Carla, será aluna de Ciências dos Alimentos (crédito: Gerhard Waller)
Iberê Spadoto está matriculado em Gestão Ambiental (crédito: Gerhard Waller)