Instruções para implementação de bolsas CNPq - PIBIC ou PIBITI

Já estão disponíveis no Sistema ATENA as informações das distribuições de bolsas CNPq-PIBIC/PIBITI do Edital 2015/2016. Neste momento, o(a) orientador(a) deverá se certificar de que o(a) aluno(a) selecionado(a) está comprometido(a) a realizar o projeto  no período de 12 meses (agosto/15 a julho/16).

Em caso de desistência do(a) aluno(a) selecionado(a), o orientador(a) deverá providenciar substituição imediata junto à Comissão de Pesquisa - CPq ou manifestar sua desistência para que a bolsa possa ser realocada em tempo hábil através de formulário específico a ser solicitado no SVAPESQ - email pic.esalq@usp.br. Data máxima de envio do formulário: 03/08/15.

O(a) aluno(a) contemplado(a) deverá abrir conta corrente (não pode ser conjunta nem poupança) no Banco do Brasil, preferencialmente na agência local da USP. Todos bolsistas deverão informar o número da Conta na Seção de Alunos/Graduação até o dia 10/08/2015.

Estamos em processo de implementação das bolsas junto ao CNPq-PIBIC/PIBITI. Para isso solicitamos que informem aos alunos para que estejam com seus CVLattes atualizados e enviados (publicados) no CNPq, informação esta fundamental para a indicação do bolsista no sistema do CNPq.

Obs.: quando o bolsista CNPq-PIBIC receber por e-mail a chave de acesso para dar o ACEITE na bolsa, já deve estar com o número da conta corrente cadastrada no BB, e, caso não tenha, não deverá dar o ACEITE. Sugerimos que o email cadastrado no CVLattes não seja do hotmail.

O número da agência bancária (importante o dígito) é essencial. Assim que tiver o número da conta, o bolsista deve acessar novamente o sistema do CNPq (Plataforma Carlos Chagas - http://efomento.cnpq.br/efomento/autenticacao.jsp?id=0) e informar corretamente seus dados bancários e dar o ACEITE (sem o aceite a bolsa não será implementada).

Lembramos que se até a data do primeiro pagamento o CNPq não for informado do número da conta corrente, será disponibilizado o primeiro pagamento em contra recibo on-line (o aluno recebe na boca do caixa), mas lembre-se que o CNPq efetua somente uma vez o pagamento através de contra recibo on-line, assim os dados bancários deverão estar atualizados no sistema do CNPq para o próximo recebimento.

Esta Pró-Reitoria de Pesquisa, não mais informará pendências aos bolsistas e orientadores como: CVLattes em preenchimento (sem publicar), dados bancários não cadastrados e falta de CPF ainda não registrado na Seção de Graduação/Alunos, e não solicitará pagamento retroativo por estes motivos (dados estes que deverão estar atualizados sempre até o dia 10 de cada mês, exceto dezembro devido o fechamento anual as informações deverão estar atualizadas até o dia 30 de novembro).

Substituições: Nesta etapa de implementação, as substituições deverão ser feitas no período de 15/07/2015 a 03/08/2015 através do Formulário a ser solicitado no SVAPESQ.

Por orientação do CNPq, as substituições devem ser evitadas. Mas, quando necessárias, deverão ser feitas substituindo-se um aluno por outro de rendimento igual ou superior, de acordo com a média do histórico escolar, conforme regras em Edital USP/ESALQ PIBIC ou PIBITI na página da Pesquisa.

A lista completa dos classificados estará disponível no site da Pesquisa - Iniciação Cientifica, no dia 13/7/15.