Mostra de arte em cerâmica

ESALQ NOTÍCIAS 139/2017 - 1ª Mostra de Arte Cerâmica do Museu Luiz de Queiroz

Obra Menina, da artista Aya Basilio (crédito: Gerhard Waller)

Um espaço plural reunindo 44 ceramistas brasileiros, reunindo, sob um mesmo teto, obras de representantes da cerâmica artística brasileira mais experientes e reconhecidos com outras de autoria de gerações mais novas e ainda anônimos, com grande variedade de técnicas e materiais. Essa é a 1ª Mostra de Arte Cerâmica do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, aberta na tarde desta quinta-feira, 21 de junho, no campus da USP Luiz de Queiroz, em Piracicaba. Contando com expressivo público, a inauguração da mostra teve a presença de boa parte dos artistas expositores. Segundo a curadora da mostra, Cibele Nakamura, “ a seleção dos artistas e das peças expostas reflete o objetivo da iniciativa, que é o de consagrar a diversidade da arte cerâmica no Brasil”.

A escolha da cidade e do Museu Luiz de Queiroz também não foi por acaso. “Já realizo Mostras no Museu Luiz de Queiroz há mais de quatro anos, um local que aprecio muito pela grande herança histórica da ESALQ, no coração de uma cidade que respira arte”, afirma o co-curador Carlos Augusto Rossi de Almeida.

Entre os artistas expositores está a homenageada da mostra, Norma Grinberg, ceramista brasileira de reconhecimento internacional, membro da Academia Internacional de Cerâmica e docente sênior da USP. “Me senti muito emocionada com esse convite, feliz com essa exposição que representa uma grande parte da arte cerâmica brasileira. É uma alegria ver trabalhos de tanta qualidade reunidos em exposição em espaço da Universidade de São Paulo, um local de cultura e conhecimento”. A ceramista ainda acrescenta: “enquanto integrante da Academia Internacional de Cerâmica é um privilégio estar aqui porque a cerâmica artística brasileira está em pé de igualdade com o melhor da cerâmica artística internacional e, em um mundo tão diverso e multidisciplinar como o nosso, é muito saudável iniciativas como essa de misturar artistas de gerações e técnicas diferentes”.

A Mostra tem exposição aberta à visitação pública até o dia 21 de julho, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone do Museu Luiz de Queiroz: (19)34294101. Para mais informações sobre os artistas que participam da exposição acesse http://goo.gl/HcuYWW .

Texto: Fabiano Pereira

Mostra fica aberta no Museu Luiz de Queiroz até até o dia 21 de julho (crédito: Gerhard Waller)
Detalhe da obra Voos, de Norma Grinberg (crédito: Gerhard Waller)