ESALQ gradua Classe 2014

Cerimônia diplomará 265 graduandos; na foto, formatura da Classe 2013 (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

A Sessão Solene de Colação de Grau da Classe de 2014, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), acontecerá em 15 de janeiro de 2015, às 18h30, no Gramado Central da ESALQ e será conduzida pelo diretor da instituição José Vicente Caixeta Filho. A classe é composta pelas 111.ª Turma de Engenheirandos Agrônomos; 40.ª Turma de Engenheirandos Florestais; 14.ª Turma de Bacharelandos em Ciências Econômicas; 10.ª Turma de Bacharelandos em Ciências dos Alimentos; 10.ª Turma de Bacharelandos em Gestão Ambiental; 9.ª Turma de Bacharelandos e Licenciandos em Ciências Biológicas e Licenciandos em Ciências Agrárias. O acontecimento terá como mestre de cerimônias o professor Paulo César Sentelhas, docente do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da ESALQ. O sarau de abertura estará a cargo da Pirajazz Band Experimental, sob direção de Marco Antonio de Abreu Moraes. Em seguida, ocorrerá a entrada do cortejo universitário composto por 265 formandos, os quais terão como paraninfo Jacques Marcovitch, reitor da Universidade de São Paulo na gestão 1997-2001.

Os patronos serão Paulo Renato Herrmann, vice-presidente da Vendas & Marketing para América Latina e presidente da John Deere Brasil, para o curso de Engenharia Agronômica; Ricardo Ribeiro Tavares, diretor da Montesanto Tavares Participações e Empreendimentos S.A., para Engenharia Florestal; Lucilio Rogerio Aparecido Alves, professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da ESALQ,  para Ciências Econômicas; Cristiano Fernandes, Plant Maneger da Mondelêz International, para Ciências dos Alimentos; Luis Enrique Sánchez, professor do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo/Escola Politécnica da USP, para Gestão Ambiental; Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para Ciências Biológicas.

Após a abertura da sessão e da execução do Hino Nacional Brasileiro, acontecerá a outorga da Medalha “Luiz de Queiroz” com discurso de elogios pelo professor Antonio Roque Dechen aos docentes homenageados João Lúcio de Azevedo, professor emérito, e José Roberto Postali Parra, professor titular aposentado. Instituída pelo Governador do Estado de São Paulo, por meio do decreto estadual n.º 11.035, de 29 de dezembro de 1977, a medalha é destinada a galardoar as personalidades brasileiras e estrangeiras por seus méritos e relevantes serviços prestados ao Estado de São Paulo em atividades relacionadas com o desenvolvimento da Agricultura. É concedida pela ESALQ mediante indicação do Conselho da Medalha, com manifestação favorável do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito. Desde sua instituição, foi concedida a Alcides Carvalho (1984), Philippe Westin Cabral de Vasconcelos (1985), Salvador Toledo Piza Junior (1986), Álvaro Santos Costa (1996), Willian Rod Sharp (1999), Veridiana Victoria Rosseti (1999), Shunji Nishimura (1999), Marcilio de Souza Dias (2001), Roberto Rodrigues (2005) e Fernando Penteado Cardoso (2009).

Seguindo a cerimônia, os primeiros alunos colocados nas turmas serão contemplados com prêmios da instituição e farão os juramentos de suas respectivas turmas. São eles: Mariana da Silva Lopes (Ciências Biológicas), Érica Monteiro (Gestão Ambiental), Amanda Cristina Marabesi (Ciências dos Alimentos), Oto Murer Kull Montagner (Ciências Econômicas), Aline Aparecida Fransozi (Engenharia Florestal) e Isabela Maria Jimenes (Engenharia Agronômica). A sessão prosseguirá com as homenagens aos professores e funcionários da ESALQ.

A diplomanda Lais Masson Zerbeto (Ciências dos Alimentos), será a oradora da Classe 2014, enquanto Durval Dourado Neto, professor do Departamento de Produção Vegetal (LPV) será o orador dos homenageados da noite.

A cerimônia continuará com o juramento das turmas e chamada dos formandos para colação de grau, seguida do discurso do paraninfo. Para finalizar, acontecerá a declamação da Ode à ESALQ pelos formandos Renata Rebellato Linhares (Engenharia Agronômica) e Rodrigo Andrade Franciscatti (Engenharia Agronômica), e a execução do Hino da ESALQ pelos formandos liderados por Cintia Pinotti e Sônia Carmela Falci Dechen. Em seguida, o encerramento da Sessão Solene de Colação de Grau pelo diretor da ESALQ e saída do cortejo universitário.

Professores e funcionários que serão homenageados

Engenharia Agronômica
Professores: Durval Dourado Neto (Departamento de Produção Vegetal - LPV) e Rafael Otto (Departamento de Ciência do Solo - LSO)
Funcionários: Éder de Araújo Cintra (LPV) e Romeu Aparecido Rocha (LCB)