ESALQ integra comemorações dos 250 anos de Piracicaba

Lançamento do logotipo comemorativo (crédito: Justino Lucente)

Piracicaba comemora 250 anos dia 1º de agosto de 2017 e, para celebrar a data, a prefeitura municipal organizou uma comissão com representantes do poder público; educação e universidades; trabalhadores e empresariado; e sociedade civil, entre elas a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ).

Na tarde da última segunda-feira, 17/04, ocorreu no Centro Cívico um ato de lançamento do logotipo oficial dos 250 anos. “A data é muito importante para a cidade de Piracicaba que, mesmo diante de um período econômico desfavorável, tem se mobilizado afim de organizar um calendário comemorativo digno da nossa história”, declarou o prefeito Barjas Negri, que na oportunidade esteve acompanhado dos secretários José Godoy (Governo e Desenvolvimento Econômico) e Rosângela Camolese (Ação Cultural e Turismo), além de representantes das entidades. A ESALQ esteve representada pelos jornalistas da Divisão de Comunicação (DvComun), Alicia Nascimento Aguiar e Caio Albuquerque.

Marca – A escolha da logomarca comemorativa ocorreu a partir da inscrição, pela internet, de 20 trabalhos de publicitários de Piracicaba e Campinas. Todos foram apresentados (sem qualquer identificação) e o trabalho escolhido tem autoria de Fábio Grecchi. A imagem é uma composição colorida destacando símbolos do município: o rio Piracicaba, a cana-de-açúcar, o peixe e o Engenho Central.

Comemorações e Medalha – Além dos atos comemorativos organizados pela prefeitura, ESALQ, Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), Sesc, entre outras entidades, também terão atividades tanto no mês comemorativo (agosto), quanto até o final deste ano. O calendário completo será divulgado em maio.

Foi anunciado também o lançamento de uma medalha alusiva aos 250 anos, que será comercializada por R$ 100,00, com pedidos feitos na sede da Acipi. A medalha trará em uma das faces o brasão do município e, no verso, a marca comemorativa dos 250 anos.

Logotipo tem autoria do publicitário Fábio Grecchi (reprodução)