Lançamento do livro Comportamento mecânico do solo em operações agrícolas

O professor Walter Francisco Molina Jr, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ acaba de lançar o livro intitulado "Comportamento mecânico do solo em operações agrícolas". A publicação está disponível no Portal de Livros Abertos da USP e pode ser baixado livremente.

A obra discute o comportamento mecânico do solo agrícola, mediante compilação de conhecimentos obtidos de publicações especializadas das engenharias civil, de solos, agrícola e agronômica. O objetivo é fornecer subsídios a estudantes e profissionais do setor de ciências agrárias para auxílio na solução de problemas básicos relacionados ao cultivo e à tração, nas atividades produtivas.

A primeira parte procura relativizar no tempo a atividade agropecuária, o período de existência do homem moderno e sua consequência na história do planeta, recorda os principais fatores que influenciam a fertilidade dos solos agrícolas e busca definir, de acordo com os conhecimentos de engenharia de solos, as bases gerais do seu comportamento mecânico com maiores interesses para a agricultura.

A segunda parte estuda o comportamento do solo como um corpo rígido e sua resposta à mobilização pelas ferramentas, assim como sua capacidade de suporte quando submetido a tensões pelos dispositivos de rodados das máquinas que transitam e desenvolvem tração na sua superfície.

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. O acesso ao seu conteúdo é imediato, seguindo o princípio que torna a pesquisa acessível ao público abertamente proporcionando maior intercâmbio de conhecimento.

O endereço para fazer o download gratuitamente, é o seguinte:

Texto: Robinson Tuon