ESALQ abre inscrições para concurso Ciência para a Paz

Projeto temático anual "Ciência para a paz !"

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) abre as inscrições para o Desafio “Ciência para a Paz”. A iniciativa integra o projeto temático, de mesmo nome, que tem como base a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que norteia ações e programas das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável, e com o foco em princípios de ciência e de cidadania. (Acesse o site do Projeto: http://www.esalq.usp.br/cienciaparapaz/).

O Desafio está formatado como concurso, nas categorias “Frases”, “Fotos” e “Tirinhas”, e conta com apoio da Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz”, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e Centro de Tecnologia da Informação “Luiz de Queiroz” (CeTI-LQ). As inscrições poderão ser realizadas pela internet até 31 de agosto de 2017.

A participação neste concurso é voluntária e gratuita a todos os membros da comunidade do Campus “Luiz de Queiroz” e da comunidade externa, não está sujeito a qualquer espécie de cobrança ou à necessidade de qualquer desembolso por parte dos participantes, nem a quaisquer fatores aleatórios, como por exemplo, modalidade de sorteio.

Temas – Para participar, os trabalhos inscrições devem se encaixar em uma dos seguintes Eixos Temáticos:

1) Ciência e Paz na Agricultura e Alimentação (Combate à Fome e à Pobreza; Desenvolvimento Agrícola; Melhoria da Nutrição; Segurança Alimentar; Acesso aos Alimentos; Planejamento Agrícola; outros.);

2) Ciência e Paz na Agricultura e Educação (Disseminação de conhecimentos por meio da publicação de artigos, livros, material em mídia eletrônica; Encontros, Programas, Projetos para Disseminação de Informações; outros.);

3) Ciência e Paz na Agricultura e Inclusão (Assistência Técnica nas áreas Agrícola, Alimentar, de Desenvolvimento Rural, Florestal; Programas de Cooperação e de Informação ao alcance de todos; Distribuição de Alimentos; Acessibilidade no Campo; outros.);

4) Ciência e Paz na Agricultura, Preservação e Conservação (Desenvolvimento Sustentável, Aumento da Produção, Preservação de Recursos Naturais, Relação Homem-Natureza; Produção e Consumo Sustentável; Restrições de Recursos Naturais – Solo, Água; Mudanças Climáticas; outros.);

5) Ciência e Paz na Agricultura e Energia (Consumo de Energia e Produtividade Agrícola; Recursos Energéticos; Produção Agrícola Eficiente; Consumo de Energia – Insumos, Combustível, Irrigação, Transporte; outros.);

6) Ciência e Paz na Agricultura e Inovação (Inovações Tecnológicas na Agricultura; Novas Técnicas, Tecnologias e Soluções aplicados na Cadeia de Produção e Distribuição de Alimentos; outros.).

Frases – Na categoria FRASES, podem participar todos os cidadãos maiores de 18 anos, abordando sobre o tema “Ciência Para a Paz”.

As inscrições devem ser individuais e cada participante poderá escrever no máximo 3 (três) frases em língua portuguesa, sendo vedada coautoria, com até 250 (duzentos e cinquenta) caracteres (contabilizados com espaços).

A avaliação das frases considerará os seguintes critérios: adequação a um dos eixos temáticos, criatividade, clareza de expressão e originalidade.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Fotos – Podem participar da categoria FOTOS todos os cidadãos, abordando sobre o tema “Ciência Para a Paz”. As inscrições devem ser individuais e cada participante poderá apresentar no máximo 3 (três) fotos. A fotografia digital, colorida ou em preto e branco, deve estar em formato JPG, JPEG, RAW ou TIFF sem compressão, com tamanho mínimo de 3543 x 2362 pixels (equivalente a 30cm por 20cm) e resolução de 300 dpi. As fotos não devem ser manipuladas, ou seja, alteradas em programas de edição de imagens.

Caso a foto contenha pessoas retratadas, fica o participante encarregado de fazer o download do "Termo de autorização de uso de imagem de pessoas retratadas nas fotografias", imprimi-lo, coletar a(s) assinatura(s) da(s) pessoa(s) retratada(s) e fazer o upload desse Termo, em formato PDF, no formulário de inscrição.

Esta categoria do Desafio integrará a 3ª Edição da Exposição Fotográfica “Visões da Ciência”, cujo tema é “Ciência Para a Paz”.

A avaliação das fotos considerará os seguintes critérios: adequação a um dos eixos temáticos, criatividade, originalidade e estética.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Tirinhas – Podem participar do concurso Tirinhas, todos os alunos matriculados no ensino médio e no ensino superior. As inscrições poderão ser individuais ou em grupo de até 3 (três) integrantes.

Cada participante/grupo poderá escrever até 3 (três) tirinhas, sendo que cada uma deverá ser apresentada em, no máximo, uma lauda (A4) em arquivo formato PDF.

A avaliação das tirinhas considerará os seguintes critérios: adequação a um dos eixos temáticos, criatividade, clareza de expressão e originalidade.

Quando a tirinha for elaborada por um grupo, a inscrição deverá ser feita pelo coordenador desse grupo e os nomes dos demais membros deverão ser indicados no Formulário de Inscrição.

Premiações:

Frases
1º lugar: Tablet;

1º lugar: Tablet;
2º lugar: Porta-retrato digital;

Tirinhas
1º lugar: Bicicleta;

1º lugar: Bicicleta;
3º lugar: Pen drive com capacidade de 64 GB.

IMPORTANTE: os participantes deste Desafio poderão se inscrever nas 3 Categorias, com a classificação em cada uma. Porém, será permitido ganhar apenas um prêmio, o que representar a classificação de maior escala.

Os candidatos eleitos vencedores serão contatados antes do dia da premiação. As premiações serão entregues aos concorrentes eleitos vencedores em cerimônia oficial a ser realizada na 60ª Semana Luiz de Queiroz, entre 9 e 11 de outubro de 2017, em local, data e horário a serem definidos.

Dúvidas sobre o Desafio podem ser encaminhadas para o e-mail cerimonial.esalq@usp.br .