Docente é eleito diretor da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Na ESALQ, Rafael Otto atua na área de Adubos e Adubação (crédito: Gerhard Waller)

Em 2011 a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) dividiu sua gestão administrativa em Núcleos Estaduais ou Regionais, dando origem ao Núcleo Estadual São Paulo (NESP) e demais Estados da Federação. Desde então as diretorias de cada Núcleo são eleitas a cada dois anos.

Para o mandato 2017/2019, foi eleita a nova composição da diretoria do NESP, que passou a ter como diretor o professor do Departamento de Ciência do Solo, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), Rafael Otto.

A vigência do mandato começou em 1º de setembro e vai até 31 de agosto de 2019 e, de acordo com Otto, os desafios desta gestão são criar formas de estimular a adesão e manutenção de maior número de sócios no Estado de São Paulo. “Historicamente, o Estado de São Paulo possuía o maior número de associados junto à SBCS. Porém, o número de associados vem caindo ao longo dos últimos anos até que chegamos a marca de 90 associados, número muito baixo se comparado ao grande número de profissionais que desempenham atividades ligadas à área de Ciência do Solo”.

Outro desafio, segundo o docente, será promover maior compartilhamento de experiências entre os diversos grupos de pesquisa na área de ciência do solo do Estado de São Paulo. “O Estado de São Paulo é muito influente na área de Ciência do Solo brasileira, devido às inúmeras Universidades e Institutos de Pesquisa aqui existentes que possuem profissionais ligados à área de Ciência do Solo. Para isso, o NESP pretende continuar organizando o Encontro Paulista de Ciência do Solo (EPCis). O primeiro EPCiS ocorreu em 2013 em Jaboticabal/SP e o segundo EPCiS ocorreu em Campinas em 2016”.

Otto lembrou que, em 2018, ocorrerá o III EPCiS no município de Ilha Solteira/SP. “Diferente das duas primeiras edições, levaremos o III EPCiS para uma região de fronteira de expansão da agricultura, pecuária e do setor florestal no Estado de São Paulo. Pretendemos reunir os diversos professores e pesquisadores em ciência do solo com representantes do setor produtivo daquela região. Em outras palavras, será um evento de cunho mais prático, que buscará difundir as melhores técnicas de manejo do solo para a atividade agrícola e florestal nesta importante região do Estado de São Paulo”.

Texto: Caio Albuquerque (03/10/2017)