National Taiwan University aponta USP em 4º lugar em Ciências Agrícolas

Ranking avalia e classifica a produção científica de 800 universidades no mundo todo (crédito: Gerhard Waller)

Na 56ª posição, a mesma do ano passado, a USP segue como a universidade latino-americana mais bem classificada no Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2017 (também conhecido como NTU Ranking), divulgado hoje, dia 10 de outubro, pela National Taiwan University. A primeira colocada foi a Universidade de Harvard, seguida pela Universidade Johns Hopkins e pela Universidade de Stanford.

Outras cinco universidades brasileiras foram classificadas no ranking geral: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), classificada em 316º lugar; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 319º; a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em 326º; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 399º; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 463º.

ranking avalia e classifica a produção científica de 800 universidades no mundo todo, tendo como base três importantes critérios: produtividade (que representa até 25% da pontuação), impacto (35%) e excelência da pesquisa (40%). O sistema de classificação foi desenvolvido para avaliar o desempenho acadêmico de universidades e dimensionar suas conquistas no que tange à produção científica, comparando a qualidade e a quantidade das pesquisas produzidas. A seleção das universidades é feita a partir da base de dados do Essential Science Indicators (ESI).

Nesse ranking, que também avalia as instituições por área do conhecimento, a USP manteve-se entre as 200 melhores nos seis campos avaliados. Em quatro deles, a Universidade subiu posições: em Agricultura (17ª posição), em Ciências Naturais (72ª), em Medicina (72ª) e em Ciências Sociais (115ª); ainda manteve a classificação na área de Ciências da Vida (50ª) e apresentou uma ligeira queda em Engenharia (158ª).

Na avaliação por áreas de concentração, a Universidade sobressaiu nos 14 itens considerados: Ciências Agrícolas (na 4ª posição), Ciência Animal (15ª), Farmacologia e Toxicologia (22ª), Matemática (29ª), Ecologia e Meio Ambiente (53ª), Física (92ª), Geociências (96ª), Química (98ª), Engenharia Química (110ª), Engenharia Mecânica (120ª), Ciência da Computação (126ª), Engenharia Civil (138ª), Ciência de Materiais (152ª) e Engenharia Elétrica (204ª). Em todas as áreas avaliadas, tanto nas gerais quanto nas específicas, a USP foi classificada como a melhor universidade brasileira.

Texto: