Segurança no trânsito é tema de campanha no Campus Luiz de Queiroz

Estudar, trabalhar, caminhar. Com esses propósitos cerca de 5 mil pessoas circulam diariamente pelo campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba. Para conscientizar essa população, constituída de estudantes, servidores, docentes e membros da comunidade externa, a prefeitura do campus lançou uma campanha de incentivo ao respeito no trânsito.

Inaugurada durante o período de matrícula dos ingressantes, a iniciativa alerta sobre educação no trânsito de forma curiosa. Os totens espalhados pelo campus trazem imagens e frases que remetem a personalidades em situação relacionadas ao trânsito. Charles Chaplin, Beatles, Marilyn Monroe, Albert Einstein e o casal Luiz de Queiroz e Ermelinda são a inspiração para as fotos realizadas com estudantes da própria Esalq.

"Você não precisa ser uma estrela de cinema para dar um show de respeito no trânsito" - é a frase estampada em um dos cartazes que remete à imagem de Marilyn Monroe em um de seus filmes.

“Os totens estão posicionados em locais de maior fluxo de veículos e bicicletas e próximo aos bolsões de estacionamento”, afirma Ana Meira, membro da Comissão de Mobilidade Sustentável do Campus.

O estudante Carlos Henrique de Almeida, que costuma acessar o campus de bicicleta, lembra que essa ação traz recomendações importantes. “Essa é a primeira ação de conscientização e as frases e fotos chamam a atenção para o respeito à sinalização de trânsito”.

Diariamente, circulam pelo campus cerca de 4 mil veículos e 400 bicicletas e, de acordo com a comissão de mobilidade, essa primeira etapa da campanha está prevista para durar dois meses.

O prefeito do campus, professor Fernando Seixas, lembra que essa intervenção terá outras ações futuras. “Essa campanha pretende estabelecer uma integração de esforços entre motoristas, ciclistas e pedestres, para que prevaleça o respeito amplo nos deslocamentos que ocorrem no campus. A proposta é para que ninguém se sinta invadido no seu direito de ir e vir e para que possamos compartilhar nossos espaços de forma harmônica”.

Texto: Caio Albuquerque (07/02/2018)