Docentes da Esalq relançam livro sobre tomateiro

Docentes da Esalq relançam livro sobre tomateiro

Publicação é do SENAR AR/PR (Crédito: Cristiano Ferrari - DvComun)

O tomate é uma importante hortaliça para o Brasil. Em 1989, época da transição da horticultura brasileira, Keigo Minami e Henrique Paulo Haag publicaram, pela Fundação Cargill, o livro “O Tomateiro”. Hoje, após o sistema de produção de mudas e de produção de tomates ter passado por mudanças, o mesmo Keigo, agora em parceria com Simone da Costa Mello, reescreveram o livro para dar um direcionamento mais profundo em assuntos voltados à fisiologia e nutrição do tomate. Ambos os docentes pertencem ao Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq).

“Fisiologia e nutrição do tomateiro”, obra recém publicada com 1185 páginas, apresenta como um dos propósitos reescrever o livro somente voltado à fisiologia e nutrição para aprofundar um pouco mais os assuntos relacionados a elas e saber como eles estão sendo abordados nos principais centros de pesquisas, para que se possa entender mais sobre as práticas e tecnologias de cultivo do tomate.

De acordo com os autores, os 37 capítulos do livro procuram dar uma orientação aos produtores de tomates, técnicos e estudantes de Agronomia interessados em tomaticultura. “A obra não tem a pretensão de explicar ou saber de tudo e sim mostrar o que os principais pesquisadores estão fazendo ou fizeram para o conhecimento do tomateiro e algumas teorias mais recentes sobre determinados assuntos”, adiantou Keigo. “Também não aspira dar receitas disso ou daquilo, mas mostrar como algumas práticas, conceitos e métodos de pesquisa evoluíram através do tempo, deixando para o leitor  meditar qual será o futuro da tomaticultura, mais especificamente da brasileira”, concluiu Simone.

A publicação é do SENAR AR/PR.

Informações pelo telefone (19) 3447-6709 ou pelo e-mail keigominami@usp.br .

Texto: Alicia Nascimento Aguiar

Boletim 214