Manual de Fitopatologia: Princípios e Conceitos

Jorge Rezende, Lilian Amorim e Armando Bergamin Filho (crédito: Gerhard Waller)

Há 50 anos, era lançada a primeira edição do Manual de Fitopatologia. Em 09 de abril de 2018, foi lançada a 5ª edição do ‘Manual de Fitopatologia Volume 1: Princípios e Conceitos’ publicado pela editora Ceres e que conta com significativo conteúdo atualizado. O livro passou a ser dividido em dois volumes a partir da 2ª edição, sendo o primeiro direcionado aos princípios teóricos e conceitos da Fitopatologia e o segundo destinado às doenças de plantas cultivadas.

A obra conta com a colaboração dos editores Lilian Amorim, Jorge A. M. Rezende e Armando Bergamin Filho, professores do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq. Todos os capítulos foram atualizados e, além disso, foram inseridos quatro novos capítulos, diagramas coloridos e uma série de fotos. “Também fizemos importantes mudanças no layout. Como esse manual foi impresso colorido, pudemos ilustrá-lo muito mais do que nas versões anteriores. Parece um livro novo”, disse Lilian Amorim.

Para o professor Luis Eduardo Aranha Camargo, do Departamento de Fitopatologia e Nematologia, é muito importante a publicação de livros como esse. “É um trabalho de muita importância para o ensino. Não só de Pós-graduação como de Graduação também. Cada vez mais as pessoas se preocupam em publicar artigos científicos, mas esquecem do valor de publicações nesse formato”, disse.

O vice-diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, contou que o livro é adotado e citado em muitas pesquisas, e que é referência para estudantes e pesquisadores. “Eu utilizei esse livro várias vezes e muito o citei nos meus estudos. É um livro bastante consultado em outras universidades. É uma honra e uma satisfação ter uma obra dessas nesse Departamento”.

Lilian Amorim exaltou a contribuição de todos os colaboradores e falou sobre a importância de lançar essa edição 50 anos após o lançamento do primeiro manual. “É uma realização para nós. É uma obra muito importante e, em português, a única no Brasil para alunos de Pós-graduação e graduação. Para nós e muito compensador”.

Clique AQUI para acessar a 5ª edição do Manual de Fitopatologia - VOLUME 1 – Princípios e Conceitos.

Texto: Caio Nogueira | Revisão: Caio Albuquerque