ESALQTec realizará a 9º edição do Prêmio Empreendetec

Troféu entregue aos vencedores das categorias empresa e profissional (crédito: Alê Carvalho)

A anual premiação realizada pela ESALQTec Incubadora Tecnológica da ESALQ/Usp, o Prêmio Empreendetec, tem data marcada para sua nona edição. O evento, existente desde 2009, acontecerá no dia 09 de outubro à partir das 19h no Anfiteatro do Parque Tecnológico de Piracicaba e tem como atrações, a premiação de profissional e empresa de destaque inovador em 2018, além da graduação de startups incubadas e homenagens à profissionais e instituições.

O evento está inserido nas programações da 61ª Semana “Luiz de Queiroz” e em sua nona edição homenageará na categoria empresa a Raízen, e na categoria profissional o empresário Wilson Guidotti Júnior, diretor da Usina de Inovação Monte Alegre; as graduadas serão as startups @Tech e Somo Agro, incubadas no período de 2015 a 2018. Na cerimônia de graduação, os empresários graduados apresentarão a sua trajetória empreendedora.

Para a indicação dos premiados, foi constituído um Comitê de premiação com a participação da ESALQ, FEALQ (Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz”) e ESALQTec Incubadora Tecnológica, os quais utilizaram critérios relacionados a tecnologia, empreendedorismo, ciência e inovação como contribuição à sociedade.

Confira os premiados e homenageados:

Categoria empresa:

A empresa brasileira Raízen, atuante na produção de açúcar, etanol, bioeletricidade e distribuidora de combustíveis, foi selecionada para receber o prêmio Empreendetec na categoria empresa. A Instituição é destaque nacional dentro do setor energético, sendo uma das mais competitivas mundialmente, além de possuir um dos maiores faturamentos do país.

Suas atividades abrangem todas as áreas do setor, desde o cultivo de cana-de-açúcar, até a venda dos combustíveis nos postos de serviço Shell. A empresa é líder em moagem de cana no Brasil, ademais de ser grande exportadora no mercado internacional.

Em 2017 a empresa disponibilizou para startups o Pulse Hub de Inovação, localizado no Parque Tecnológico de Piracicaba, atuando como aceleradora. Nele, empresas que desenvolvem soluções com base tecnológica, possuem o apoio em divulgação, participação em eventos, mentorias e todo o espaço para testes e desenvolvimento do produto.

“Receber este prêmio, de uma importante parceira como a ESALQTec, é um grande reconhecimento do compromisso da Raízen em seguir as mais modernas tendências de mercado e do seu pioneirismo na adoção de diversas plataformas e iniciativas que resultam em melhor produtividade e rentabilidade para toda a economia nacional. Com o Pulse, criamos um novo caminho para inovação disruptiva no campo, abrindo as portas da empresa tanto para oferecer a expertise e know how da Raízen às startups quanto para a oportunidade de testar as soluções no ambiente real de uma grande empresa. Estamos muito orgulhosos dos resultados alcançados até aqui e honrados pelo reconhecimento nesta premiação”, afirma Daniel Gomes Dosualdo, Gerente de Sistemas da Raízen.

Categoria profissional:

O empreendedor selecionado para a categoria profissional de 2018, Wilson Guidotti Júnior, iniciou sua carreira atuando em diversas áreas, como saúde, bem estar, gastronomia, imobiliários e comerciais, e dentre tantos projetos, a revitalização da antiga Usina Monte Alegre, patrimônio histórico de Piracicaba, é seu atual foco.

Transformar antigos prédios em empreendimentos imobiliários criativos, inovadores e inteligentes, faz parte de sua missão, e a Usina de Inovação é um exemplo disso. Com o intuito de impulsionar o movimento AgTech, o projeto iniciou-se em 2016 e tem como principal característica a aproximação dos principais atores do ecossistema de inovação, como universidades, aceleradoras, investidores, empresas, startups, entre outros. Atualmente cerca de 20 empresas residem na Usina.

“É um honra e muita satisfação em receber esse premio! Fico grato por ter um inesperado reconhecimento pelo nosso esforço em empreender nesse projeto da Usina de Inovação. A Esalqtec é uma importante parceira, pois exerce um papel fundamental na promoção de iniciativas que consolidam nosso ecossistema de inovação, como a aproximação de parceiros e agentes do mercado, fortalecimento do network e atração e retenção de startups” diz Wilson Guidotti Júnior, diretor da Usina de Inovação.

Demais homenagens serão feitas aos seguintes profissionais e instituições:

• ACIPI - homenagem aos 85 anos de existência;
  • IPEF  - homenagem aos 50 anos de existência;
  • SEBRAE/SP de Piracicaba - homenagem aos 25 anos de existência do Escritório Regional do SEBRAE/SP de Piracicaba;
  • FATEC de Piracicaba - homenagem aos 10 anos de existência;
  • Prof. Dr. Rubens Angulo Filho, Diretor Presidente da Fundação de Estudos Agrários “ Luiz de Queiroz” (homenagem em reconhecimento a sua Gestão como Diretor Presidente da FEALQ)
  • Prof. Dr. Luiz Gustavo Nussio, Diretor da Escola Superior de Agricultura “ Luiz de Queiroz” (homenagem em reconhecimento a sua Gestão como Diretor da ESALQ/USP)
  • Sr. Flavio Castellari, Diretor Executivo do Arranjo Produtivo Local do Álcool (homenagem em reconhecimento a sua Gestão como Diretor Executivo do APLA)
  • Coplacana - homenagem aos 70 anos de existência;
  • Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura “ Luiz de Queiroz” – ADEALQ - homenagem aos 75 anos de existência da ADEALQ.

O evento é direcionado para convidados que compõem o ambiente tecnológico e empresarial do município de Piracicaba. A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e o Banco SICRED são patrocinadores. O Parque Tecnológico de Piracicaba e o APLA (Arranjo Produtivo Local do Álcool) são apoiadores do evento.

Texto: Comunicação ESALQTec