Esalq abre 61ª Semana Luiz de Queiroz e 2ª edição do ESALQSHOW

Esalq Notícias 190/2018 - Abertura da 61ª Semana Luiz de Queiroz 2018 e 2ª edição do ESALQSHOW

André Dias, Roberto Rodrigues, Luiz Gustavo Nussio e Vahan Agopyan durante a exposição da estátua do patrono da Esalq (crédito: Gerhard Waller)

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 9/10, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi aberta a 61ª Semana Luiz de Queiroz. O evento, que culmina na sessão de congraçamento das turmas, no próximo sábado, contará com uma extensa programação técnico científica que começou hoje em vários pontos do campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.

Na abertura do evento, o diretor da Esalq, professor Luiz Gustavo Nussio, lembrou que abrir as portas da instituição para egressos, profissionais dos mais diversos setores da economia agro, além de representações políticas e da gestão da Universidade de São Paulo (USP) faz com que a Esalq cumpra sua missão. “Em um ambiente de tantas incertezas pelo qual passa nosso País, a Esalq é uma certeza. Estamos promovendo um momento alinhado com os anseios da sociedade, reunindo tanta gente disposta a promover um novo ciclo de desenvolvimento”.

A Semana Luiz de Queiroz conta este ano com a 2ª edição do ESALQSHOW, um fórum de sustentabilidade e inovação que visa incentivar o empreendedorismo na agricultura, aproximando a academia do setor produtivo, estimulando parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e o mercado nacional e internacional a fim de gerar novas oportunidades e inovações.

O ESALQSHOW também foi aberto oficialmente na manhã desta terça-feira com a presença do reitor da USP, professor Vahan Agopyan. Em sua fala, o dirigente reforçou a importância da aproximação da universidade com a sociedade. “A Esalq supera a nossa expectativa realizando eventos como este. A criatividade, a competência e o empreendedorismo da instituição promovem uma feliz interação com a sociedade e coloca o conhecimento à disposição do povo paulista e brasileiro”.

Secretarias estaduais – Para celebrar o Dia do Engenheiro agrônomo, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, instalou neste dia seu gabinete na Escola. Assim o secretário Francisco Sergio Ferreira Jardim atendeu sua equipe técnica na Esalq e reforçou a importância do agronegócio para a economia nacional. “A Esalq é um berço do conhecimento em prol do agro e por isso a sua colaboração, junto de tantas outras entidades, possibilitou que o Brasil se transformasse em um dos principais exportadores de alimentos, responsável pelo abastecimento de cerca de 1 bilhão de pessoas”.

Além do secretário de agricultura, também transferiram seus gabinetes para ESALQ Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho, titular da pasta estadual da Fazenda e Junior Aprillant, secretário estadual de Turismo.

Luiz de Queiroz – Ponto alto da cerimônia ocorreu quando o diretor da Esalq (gestão 2007-2011), professor Antonio Roque Dechen, subiu ao palco para lembrar o legado de Luiz Vicente de Sousa Queiroz, idealizador da Esalq. Após tecer referências ao pioneirismo de Queiroz, Dechen pediu para que o reitor da USP, Vahan Agopyan, o titular da cátedra Luiz de Queiroz, ministro Roberto Rodrigues, o diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio e o presidente da Adealq, André Dias, descerrassem o pano que cobria uma estátua em bronze que reproduz o patrono da Escola. Produzido em escala natural e sentado em um banco, a obra chamou a atenção dos presentes, que ao final da cerimônia se revezaram para fazer fotos ao lado do patrono. O banco com o ilustre visitante da cerimônia de abertura do ESALQSHOW estará no Ginásio de Esportes do campus neste sábado, 13 de outubro, durante a reunião de congraçamento dos ex-alunos da Esalq.

Texto: Caio Albuquerque (09/10/2018)

Abertura do evento (crédito: Gerhard Waller)
Entrega de veículo adaptado (crédito: Gerhard Waller)