I Curso de Manejo Etológico e Bem-estar em Animais de Produção

Evento reuniu funcionários e alunos de graduação da ESALQ e do Cena (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Nos dias 26 e 27 de agosto de 2014, a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Campus "Luiz de Queiroz" realizou, com a colaboração da World Animal Protection (WAP), o I Curso de Manejo Etológico e Bem-estar em Animais de Produção.

O evento aconteceu no Departamento de Zootecnia (LZT) - Pavilhão de não-ruminantes, e reuniu funcionários e alunos de graduação da ESALQ e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) - em duas turmas, totalizando 61 participantes -, que desenvolvem atividades diretamente com esses animais nos biotérios de criação, manutenção, e/ou experimentação do Campus “Luiz de Queiroz”.

Os  temas abordados foram relacionados aos critérios de criação e utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica no território nacional, baseados na Lei n.º11.794, de 8 de outubro de 2008 (Lei Arouca). Além de uma introdução ao bem estar animal (BEA), os participantes discutiram sobre manejo racional em aves, suínos e bovinos, suas vantagens para a produção animal e para o trabalhador, métodos de avaliação do BEA, transporte e abate emergencial e humanitário, entre outros temas.

De acordo com o inciso VI, do art. 9, da RN n.º1, de 9 de julho de 2010, é obrigação da Comissão de Ética no Uso de Animais de cada Instituição, “assegurar que as a equipes técnicas e de apoio envolvidas nas atividades com animais recebam treinamento apropriado e estejam cientes da responsabilidade no trato dos mesmos”. A regulamentação do uso de animais de experimentação no Brasil é regida pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Saiba mais sobre as atividades da CEUA do Campushttp://www.esalq.usp.br/etica_em_animais/.

Texto: Caio Albuquerque (27/08/2014)

Boletim 38