Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP) é uma ação da Universidade de São Paulo que integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil. O Programa visa o engajamento do corpo discente em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da USP, de forma a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados.

Somente os docentes, que atuarão como orientadores, poderão apresentar projetos em uma das três vertentes: ensino de graduação, pesquisa, cultura e extensão. Os projetos devem ser apresentados de maneira clara, destacando a motivação, os objetivos da proposta e as atividades que contribuirão para a formação acadêmica do estudante, bem como indicar o número de bolsistas solicitados. Os docentes podem apresentar até 03(três) projetos.

Os estudantes interessados em se inscrever no Programa Unificado de Bolsas devem apresentar desempenho acadêmico e dedicação compatíveis com o plano de trabalho proposto pelo docente. O bolsista obriga-se a dedicar-se ao desenvolvimento do projeto em ritmo adequado às atividades exigidas pelo curso de graduação durante o ano e de forma intensificada durante as férias letivas.

Serão investidos R$ 24.000.000,00 (vinte e quatro milhões de reais). Somente projetos aprovados, após análise comparativa, terão bolsas atribuídas, em número definido pelo Comitê Avaliador de cada vertente.

Informações sobre inscrição e estruturação dos projetos; processo de avaliação dos projetos; processo de inscrição dos estudantes; requisitos e compromissos; concessão e duração das bolsas; carga horária de atividades do bolsista; e demais informações podem ser obtidas no edital anexo.