Projeto Rondon - Operações no 2º. sem. de 2016 (inscrições até 23 de novembro de 2015)

Em julho de 2016, a coordenação-geral do Projeto Rondon realizará as operações Forte dos Magos e Itapemirim. Para tanto, as Instituições de Ensino Superior (IES) foram convidadas para realizarem inscrição nas seguintes operações:

1 - Operação “Forte dos Reis Magos” (entre 9 e 24 de julho de 2016), em 10 municípios do Estado do Rio Grande do Norte (Acari; Canguaretama; João Câmara; Montanhas; Pedro Velho; Riachuelo; Rio do Fogo; São Miguel do Gostoso; Serra Negra do Norte e Santana do Matos), tendo como Centro Regional (CR) a cidade de Natal/RN  (a viagem precursora (obrigatória) ocorrerá de 3 a 9 de abril de 2016).

2 - Operação “Itapemirim” (entre 16 de julho e 1 de agosto de 2016), em 10 municípios do Estado do Espírito Santo (Atílio Vivaqua; Ibatiba; Laranja da Terra; Muniz Freire; Marechal Floriano; Mimoso do Sul; Muqui; Santa Maria do Jetibá; Vargem Alta e Itapemirim), tendo como Centro Regional (CR) a cidade de Vila Velha/ES  (a viagem precursora (obrigatória) ocorrerá de 3 a 9 de abril de 2016).

No site do Ministério da Defesa (http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/operacao/convites) é possível consultar o convite da operação que traz os municípios, as ações a realizar e demais condições de execução.

A Proposta de Trabalho deverá ser elaborada e entregue, por docente da ESALQ, conforme “Convite às Instituições de Ensino Superior (IES)”, até 23 de novembro de 2015, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Escola. É preciso atentar-se que, para estas operações, serão necessárias, também nessa fase,  as inscrições de três docentes, sendo 1 Professor Coordenador, 1 Professor Adjunto, 1 Professor Reserva, sendo obrigatória a participação de 02 (dois) docentes por Operação;  não será aceita a inscrição da Proposta de Trabalho que não atenda a exigência da alínea anterior. Anexar  na proposta os municípios por prioridade (1º, 2º, 3º, etc).

Se o SVCEx receber várias propostas, haverá avaliação por uma comissão, nomeada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da ESALQ. O prazo limite para IES enviar proposta de trabalho ajustada: 20 de abril de 2016, no SVCEx.

Propostas aprovadas pelo Ministério da Defesa:
Após divulgação no site do Ministério, em 5 de fevereiro de 2015, divulgação provisória e 19 de fevereiro de 2016, divulgação da classificação final,  o responsável pela proposta deverá enviar ao SVCEx a formação do grupo até 20 de abril de 2016 (prazo para entrega no SVCEx do Plano de Trabalho ajustado), conforme a seguir.

Das equipes de rondonistas:
Cada equipe será composta por 12 alunos rondonistas que estejam cursando a partir da segunda metade da graduação, sendo 8 titulares e 4 reservas. Os dados cadastrais devem estar de acordo com os registros da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp), a fim de evitar erros na emissão de passagens,  e 3 professores (sendo um deles o que tenha participado da  viagem precursora).

Os alunos, que comporão a Equipe,  deverão ser selecionados  pelo Coordenador da Operação. Requisitos obrigatórios:
- estar cursando a partir da segunda metade do curso de graduação, (constituído por  representantes dos  7 cursos  de graduação da ESALQ);
- apresentar a ficha anexa, e outros documentos exigidos no Convite (item 13 calendário do evento: os Termos de Adesão do Professor ao Serviço Voluntário de Rondonista e os Termos de Adesão do Aluno ao Serviço Voluntário de Rondonista; e o Termo de Cessão de Uso de Imagem), que deverão ser encaminhados para o e-mail scadi@usp.br , até 20 de abril de 2016.

É essencial que os interessados leiam atentamente as informações sobre o projeto e as datas do convite da operação, guia do rondonista http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal .

Boletim 100