Semana de Reflexão do Curso de Engenharia Florestal

(Acervo CAEF)

Afim de fomentar a permanente discussão de temas relevantes para a construção e formação do profissional engenheiro florestal, a Coordenação do curso e o Centro Acadêmico de Engenharia Florestal, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realizaram, durante o mês de maio, a Semana de Reflexão do Curso de Engenharia Florestal.

As atividades aconteceram com objetivo de criar um espaço de reflexão e reuniram docentes, estudantes e egressos em discussões sobre a definição de um curso ideal e de diretrizes futuras. Foi considerado como base uma visão do histórico do curso, além do Projeto Político-Pedagógico, da Resolução 1010 atrelada ao CREA e das diretrizes do MEC para Engenharia Florestal.

Para o graduando Samuel Mello Pinto, uma das intenções foi projetar cenários de atuação do profissional. “A troca de conhecimentos e de experiências resultará em ações que poderão incluir novos conteúdos ao curso, bem como afinar as habilidades do estudante de acordo com as exigências de mercado”.

A programação englobou palestras motivacionais acerca da educação; palestras de exposição das áreas do curso e grupos de trabalho (GT’s), que se envolveram em discussões sobre a definição de um curso ideal e de diretrizes futuras. Foi considerado como base uma visão do histórico do curso, além do Projeto Político-Pedagógico, da Resolução 1010 atrelada ao CREA e das diretrizes do MEC para Engenharia Florestal.

Os GT’s apontaram lacunas do curso, agrupados posteriormente em um documento que uniu as reivindicações. “Avaliamos que o engenheiro florestal precisa ser um profissional integrado. Muitas vezes ficamos focados em disciplinas e nem sempre temos a noção da nossa formação como um todo. A visão holística e integrada das áreas da Engenharia Florestal precisa ser estimulada em nosso curso”, avalia Samuel.

Em junho essas propostas passarão por uma assembleia para aprovar o encaminhamento à coordenação do curso. “O evento foi muito importante para discutir com os alunos o curso, sua estrutura, a formação do aluno, o mercado de trabalho entre outros pontos que serão apontados em um relatório que brevemente divulgaremos”, finaliza Silvio Ferraz, coordenador do curso.

Texto: Caio Albuquerque (23/06/2016)