Tenho uma área rural, mas não sei como iniciar uma produção

Atualmente, a EJC contempla 24 estudantes da Esalq (crédito: Denise Guimarães)

Um profissional autônomo que atua na região de Piracicaba desejava tornar mais rentável uma propriedade rural particular de aproximadamente três hectares. Com esse objetivo ele procurou a Esalq Jr. Consultoria (EJC) e recebeu da equipe a recomendação para investir em culturas rústicas e de alto valor agregado como pitaya, abacaxi e banana, espécies que exigem baixa manutenção.

“Nossa indicação considerou solo, relevo e clima no local e, além disso, levamos em conta a dimensão da área e o fato do cliente não ter seu foco profissional centrado neste ramo”, conta Laura Biston, membro da área comercial da EJC, empresa júnior da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A EJC foi criada na Esalq em 1991 e atua nas áreas de produção vegetal, produção animal, viabilidade econômica, viabilidade técnica e plano de negócios, sempre apoiada pelos professores orientadores. “Na EJC os estudantes têm a oportunidade de unir conhecimento de agronomia, economia, administração, gestão ambiental e demais cursos oferecidos no campus da USP em Piracicaba”.

Para quem contrata o serviço de consultoria, as vantagens são estimulantes. “Para o cliente o investimento financeiro nos projetos é menor em comparação ao mercado e todo valor investido é utilizado para a qualificação dos membros da EJC”, complementa Marina, graduanda em Engenharia Agronômica e analista de marketing da EJC, lembrando que o cliente citado anteriormente decidiu implementar as três culturas e fidelizou a parceria com a EJC para o auxílio na implantação e condução das culturas agrícolas por mais seis meses.

Fidelização – Outra iniciativa que resultou em fidelização de um ano aconteceu em Itapira, SP. Após finalizar a etapa de consultoria técnica em produção animal, o projeto se estendeu. A analista da EJC contou que de início os integrantes da empresa júnior atuaram na implantação do sistema santa fé de integração lavoura-pecuária, bem como, na recuperação, manutenção e reforma das pastagens, recomendações de adubação, calendarização de vacinas e compra de insumos. “O cliente, satisfeito com o andamento do projeto, optou por renovar o contrato conosco e o projeto teve duração de aproximadamente um ano”.

Um dos projetos atuais da EJC consiste na consultoria técnica em produção vegetal no Município de Santa Cruz das Palmeiras. Uma das equipes está atuando na escolha da variedade adequada, definição e especificação técnica dos herbicidas e adubos, bem como na definição dos itens de controle de produtividade da cana-de-açúcar e soja presente em uma propriedade de 490 hectares.

Atualmente, a EJC contempla 24 estudantes da Esalq, que em sua atuação como membros da Junior são orientados pelos professores Evaristo Marzabal Neves, Roberto Arruda de Souza Lima, Eduardo Eugênio Spers, Marcus Vinicius Folegatti e Antônio Roque Dechen.

“Queremos aumentar nossos atendimentos e por isso convidamos as pessoas que tem dúvidas sobre como aproveitar melhor uma área ou mesmo manejar culturas, definir o que cultivar ou colocar em prática um planejamento financeiro a fim de potencializar sua produtividade. Todos serão bem-vindos”, finaliza Marina Lima.

Entre em contato com a Esalq Jr. Consultoria:

www.esalqjuniorconsultoria.com | Instagram: @esalqjrconsultoria | 19 3429.4399

Texto: Caio Albuquerque (5/12/2022)

Edição 455