Trajetória 012/2018 - Prof. Luiz Carlos Basso

O professor Luiz Carlos Basso, pesquisador sênior do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq/USP, é o nosso entrevistado dessa edição do programa Trajetória. Graduado em Engenharia Agronômica, mestre em Solos e Nutrição de Plantas e doutor em Ciências Biológicas, possui também pós-doutorado no Institut des Produits de la Vigne, Montpellier, França e no Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal. Atua na área da Fisiologia, Bioquímica e Microbiologia da Fermentação Alcoólica, visando a um aumento na eficiência do processo industrial. Conduziu, nos últimos 15 anos, um programa de seleção de leveduras que resultou nas linhagens mais amplamente empregadas pelo parque sucroalcooleiro, com benefícios significativos tanto para o rendimento em etanol como diminuindo os gastos com insumos na indústria. Essas linhagens são utilizadas por cerca de 300 destilarias que hoje respondem por 60% do etanol produzido no país.

O Trajetória é uma produção da TV USP Piracicaba, da Divisão de Comunicação da Esalq/USP. Produção e reportagem de Fabiano Pereira, com imagens e edição de Moacir Gibin e Fábio Torrezan.