Transferência de titularidade da Cátedra Luiz de Queiroz

Roberto Rodrigues, atual titular da Cátedra, e Marcos Sawaya Jank, futuro titular (crédito: divulgação)

Em ato a ser realizado na sequência da Cerimônia de Posse do Diretor e Vice-diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), acontecerá a Transferência de Titularidade da Cátedra Luiz de Queiroz – Ciclo 2019. Desde outubro de 2017, ocupa a Cadeira, seu primeiro titular, o ex-ministro Roberto Rodrigues. A Cátedra é voltada para a discussão e realização de atividades abertas à participação de professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da instituição.

Dessa forma, no dia 17 de janeiro de 2019, no período da tarde, assumirá esse posto o engenheiro agrônomo Marcos Sawaya Jank, cuja indicação foi aprovada pela Congregação da Esalq, em 12 de dezembro de 2018. A partir de então, a Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados, que tem como finalidade promover reflexões e atividades interdisciplinares, regional e globalmente, sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de sistemas agropecuários integrados, será coordenada por Jank.

Outros dois momentos irão compor o ato de Transferência da Cátedra: o Primeiro Titular da Cátedra, Roberto Rodrigues, será homenageado pelo final do Ciclo 2018, pela Diretoria da Esalq; em seguida, Rodrigues fará o lançamento do livro sob sua organização “Agro é paz: análises e propostas para o Brasil alimentar o futuro”.

Marcos Sawaya Jank

Formação

Engenheiro Agrônomo formado pela Esalq/USP em 1984, com mestrado pela Centre International Des Hautes Études Agronomiques Mediterranees (1988), doutorado em Administração pela FEA/USP (1996), pós-doutorado pela University of Missouri Columbia Agribusiness Research Institute (2000) e pela Georgetown University School of Foreign Service (2001).

Atividade atual

É presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil (Asia-Brazil Agro Alliance - ABAA), organização sediada em Cingapura que reúne a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), por meio de projetos setoriais assinados com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Atividades de destaque

Foi fundador e presidente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE).  Foi integrante de vários conselhos no País e no exterior. Liderou projetos do Banco Mundial, da FAO, do PNUD, da OCDE e outras organizações internacionais.  Desde 2017, integra o Board of Trustees do International Food Policy Research Institute (IFPRI), em Washington. Entre 1989 e 2009, foi professor da Universidade de São Paulo (USP) na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq).

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 07.01.2019