Campanha de Esclarecimentos

Conheça o Plano

A proposta da Campanha de Esclarecimentos sobre o PCM da Esalq/USP é informar sobre as atividades realizadas, entre 2016 e 2018, pelo Grupo de Trabalho/Comissão Executiva e, atualmente, Comitê Gestor, constituindo um canal oficial de comunicação sobre o Plano.

Objetivos:

• Estabelecer um canal oficial de contato sobre o Plano de Comunicação e Marketing (PCM) da Esalq/USP;
    • Esclarecer sobre a necessidade de melhorar a comunicação interna e externa;
    • Esclarecer como ocorreu o processo de elaboração do Plano de Comunicação e Marketing (PCM) da Esalq/USP;
    • Esclarecer sobre o processo de atualização da Identidade Visual da Esalq/USP.

Públicos e Distribuição:

Os públicos que serão atingidos por esta Campanha, por meio das mídias coordenadas pela Divisão de Comunicação da Escola, são:

A. Docentes (ativos, seniores e aposentados)

B. Funcionários (administrativos, técnicos e de campo)

C. Estudantes de graduação e de pós-graduação

D. Egressos

Calendário da Campanha:

A Campanha, que ocorre entre 22 de novembro e 20 de dezembro de 2018, segue este cronograma:

• Semana 1 (De 22/11 a 25/11/18): veiculação das Peças 1 e 2, dia 22/11 (quinta-feira) e da Peça 3, dia 23/11 (sexta); início das apresentações em reuniões e visitas aos deptos./setores;
    • Semana 2 (De 26/11 a 02/12/18): veiculação da Peça 4, dia 26/11 (quarta); veiculação da Peça 5, dia 27/11 (quarta); veiculação da Peça 6, dia 28/11 (quinta); continuidade das apresentações em reuniões e visitas aos deptos./setores;envio de notícias e informes sobre o Plano;
    • Semana 3 (De 03/12 a 9/12/18): veiculação da Peça 7, dia 03/12 (segunda); envio de notícias e informes; continuidade das apresentações em reuniões e visitas aos deptos./setores;
    • Semana 4 (De 10/12 a 16/12/18): envio de notícias e informes; continuidade das apresentações em reuniões e visitas aos deptos./setores;
    • Semana 5 (De 17/12 a 20/12/18): envio de notícias e informes (Dia 20/12/18, encerramento da participação da comunidade pelo formulário google forms);
    • Entre 21/12/18 e Janeiro de 2019: elaboração do Relatório Geral da Campanha de Esclarecimentos pelo Comitê para encaminhamento à Diretoria da Esalq/USP.

Peças de Comunicação:

Com o slogan Conheça o Plano foram criadas, pela equipe da Divisão de Comunicação da Escola, peças de comunicação (materiais impressos e digitais) com informações sobre a estruturação do Plano de Comunicação e Marketing (PCM) da Esalq/USP.

Acesse as peças da campanha

Artigos:

Esalq e a sua Identidade Visual.
    Em função da decisão da Congregação da Esalq/USP de 28/06/2018 de revisão da proposta de nova logomarca (imagem e cor) aprovada em reunião da Congregação de 22/03/2018, Dorinho Bastos, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP e autor da referida proposta, escreveu este artigo que tem por objetivos:

1. Apresentar a trajetória da representação visual da Instituição e as necessidades de atualização da logomarca da Esalq/USP;

2. Esclarecer sobre os critérios referentes ao desenvolvimento da proposta de nova logomarca da Esalq/USP.

Acesse este artigo (clique aqui) para saber mais sobre a Identidade Visual da Esalq/USP.

Comunicação Estratégica na Esalq/USP.
    A Marca e a Imagem das Organizações.

A importância em implantar programas de planejamento estratégico de comunicação e marketing como forma de manter o desenvolvimento contínuo de uma instituição é relatada neste artigo de João Castanheira Filho, pesquisador do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom) da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP, consultor dos trabalhos que envolveram a estruturação do Plano de Comunicação e Marketing da Esalq/USP. Clique aqui para ler esse artigo.