Pesquisar em todo o site





QUEM SOMOS

Histórico

A Casa do Produtor Rural surgiu da idealização da ONG Piracicaba 2010, por meio da Agenda 21 do Município. Entendendo a importância e a representatividade do projeto para a sociedade como um todo, no dia 03 de junho de 2005, a Casa do Produtor Rural instalou-se na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", com o objetivo de implantar no "campus" da ESALQ/USP, um centro de atendimento ao produtor rural, como modelo alternativo de orientação técnica e extensão rural, diretamente ligado à pesquisa e ao ensino, que possibilitasse o desenvolvimento e a capacitação dos produtores rurais, especialmente os pequenos produtores, de maneira sustentável, gerando qualidade de vida no campo.

 

Baseada nos pilares: pesquisa, ensino e extensão, a ESALQ atua tradicionalmente no agronegócio brasileiro. A extensão rural vem sendo praticada por meio da extensão universitária. Isso é comprovado pelo fluxo de produtores que buscam no "campus" por informações e orientações. Constata-se, porém, que o público externo que demanda os serviços da instituição, tem dificuldade para identificar no "campus", a melhor fonte para as informações, devido à quantidade e especialidade dos departamentos. Considerando esses fatores é que surgiu "Casa do Produtor Rural" na ESALQ, cujo objetivo é disponibilizar e divulgar tecnologias e informações relevantes para o fortalecimento do setor agropecuário. A Casa do Produtor Rural proporciona grandes benefícios à comunidade rural, em especial de Piracicaba e região, atendendo à demanda de informações técnicas para a correta gestão dos empreendimentos agropecuários.

 

A Casa do Produtor Rural, da ESALQ/USP, é parte integrante da Comissão de Cultura e Extensão Universitária - CCEx e tem todas as suas atividades subsidiadas pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária - SVCEx e conta com o apoio da Diretoria da universidade.